18/02/2016
Dilemário diz que tarifa é abuso e cobra planilha de lucros das empresas
Assessoria de gabinete
Vereador Dilemário Alencar
O vereador Dilemário Alencar (PTB), disse nesta quarta-feira (17), que ao analisar a planilha do cálculo tarifário que foi entregue neste ano pela Associação Matogrossense de Transporte Urbano (MTU) à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), percebeu que mais uma vez a tarifa do transporte coletivo de Cuiabá pode ter aumento com base em apenas uma planilha que aponta os custos operacionais das empresas de ônibus, sem entanto, nela constar os lucros obtidos pelos empresários do setor e haver apontamento de indicativos do quanto foi investido em serviços de melhorias para os usuários do sistema.

“A Semob já encaminhou a planilha para análise da Arsec, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados. Entretanto, a história se repete como nos anos anteriores. Ou seja, a análise está sendo feita apenas com base nos custos apontados pelas empresas. Mas, cadê a planilha de lucros auferidos pelos empresários para ser auditada, bem como o apontamento de indicativos de investimentos em melhorias? Não existe. Um absurdo! Pois, assim, novamente os empresários poderão ser beneficiados com um novo aumento na tarifa que pode chegar a 22,60%, enquanto o índice da inflação medida pelo IPCA foi de 10,67%”, indagou Dilemário.

O vereador informou que recentemente se reuniu com a diretoria da Arsec, onde questionou a ausência da apresentação da planilha de lucros e que o novo aumento anunciado, de 22,60%, somado aos demais que ocorreram há menos de dois anos, fará com que a tarifa, neste período, tenha o estratosférico aumento de 41,04%. Na ocasião, a diretoria da Arsec prometeu cobrar a planilha de lucros e o vereador lembrou que em março de 2014, houve aumento de 7,69%, elevando a tarifa de R$ 2,60 para R$ 2,80 e, em janeiro de 2015, outro aumento no percentual de 10,75%, o que elevou a tarifa para o valor atual de R$ 3,10.

“Penso que é um abuso aumentar a tarifa de ônibus para o valor de R$ 3,80 neste momento de crise, quando muitos trabalhadores estão sendo desempregados e, os que estão trabalhando não tiveram ganho real em seus salários. Caso prospere o percentual de aumento na tarifa de 22,60%, poderá este ser o maior registrado no Brasil, fazendo Cuiabá ter a tarifa mais cara entre as capitais brasileiras proporcionalmente à média percorrida em uma viagem ida/volta em um ônibus coletivo”, pontuou o parlamentar.

Em Cuiabá a média percorrida de um ônibus coletivo é de 13,5 Km. Já em São Paulo 44,7 Km (percentual de aumento de 8,57% e tarifa de R$ 3,80); Rio de Janeiro 43,5 Km (percentual de aumento de 11,70% e tarifa de R$ 3,80); Belo Horizonte 41,3 Km (percentual de aumento de 8,24% e tarifa de R$ 3,70); Curitiba 37,4 Km (percentual de aumento de 12,10% e tarifa de R$ 3,70). Em cidades no porte de Cuiabá, no caso Campo Grande, o aumento foi 8,83%, tarifa de R$ 3,25 e, em Uberlândia, o aumento foi de 12,9%, tarifa de R$ 3,50.

“Não dá para entender o porquê de um disparate tão grande no aumento da tarifa de ônibus em Cuiabá, visto que os custos apontados pelos empresários para justificar o pedido de aumento são praticamente os mesmos custos apontados pelas empresas de outras capitais, como salários de motoristas, combustível e manutenção das frotas” disse Dilemário.

Quanto ao item manutenção, o vereador indagou: “Que manutenção? Se os ônibus parecem mais carroças devido à constante falta de conservação. Em 2015, foram inúmeras noticias de ônibus que pegou fogo devido a problemas elétricos, soltaram rodas no trajeto e provocaram acidentes por falta de freios. Além disso, os usuários sofrem diariamente por usar ônibus sem ar condicionado, superlotados, sujos, com janelas quebradas, bancos soltos, constantes quebras durante o itinerário, chuvas que caem dentro dos ônibus devido a furos nos tetos e desrespeito aos idosos e pessoas com deficiência”.

Dilemário fez novo apelo ao prefeito Mauro Mendes, para que ele, como chefe do poder executivo, intervenha para não permitir que ocorra esse propalado aumento na tarifa de ônibus e determine que as empresas apresentem a planinha de lucros para uma auditagem, bem como seja apresentado quais investimentos foram feitos em melhorias. O vereador lembrou também, que o prefeito prometeu recentemente, que só aceitará algum aumento neste ano na tarifa, se 50 ônibus novos passarem a circular na cidade.

“É preciso dar um basta na sanha dos empresários desse importante setor, que há décadas, vêm praticando a perversa política do lucro pelo lucro, sem o mínimo compromisso social com os trabalhadores da nossa cidade”, concluiu o vereador cuiabano.

Assessoria de Gabinete

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!