27/01/2016
Indicação de Leonardo, uso de drones ajuda combate ao Aedes aegypti em Cuiabá
Assessoria.
O vereador Leonardo de Oliveira (PTB) comemorou os primeiros resultados alcançados pela incorporação de drones no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti  em Cuiabá. Isso porque a adoção do dispositivo eletrônico atende a uma indicação feita pelo parlamentar ainda no primeiro semestre do ano passado. Dados de dezembro de 2015 mostram que apenas em seis horas foram encontrados 1,5 mil possíveis criadouros do mosquito.

Leonardo destaca que a via encontrada para pedir ao Executivo a incorporação dos drones no trabalho de fiscalização atende a legislação. “Fizemos uma indicação porque qualquer projeto de lei que resulte em aumento de despesa ao município deve ser formulada pelo próprio Executivo. Ficamos muito felizes com o fato do prefeito Mauro Mendes (PSB) ter aceitado nosso pedido, que reafirma o compromisso dele em combater este sério problema”.

O parlamentar pontua que a ideia da indicação nasceu da observação de estratégias adotadas em outras cidades no combate ao mosquito. “Como há uma grande dificuldade em se fiscalizar todos os imóveis, sobretudo aqueles fechados, abandonados, o drone faz com que o trabalho seja possível e eficiente”.

A importância da incorporação da tecnologia é demonstrada pela capacidade de análise em relação aos métodos tradicionais. Em seis horas, o drone conseguiu mapear 500 quarteirões, uma produtividade 200 vezes maior em relação aos métodos tradicionais.

Para o vereador, o trabalho de prevenção, desenvolvido pela prefeitura, aliado à conscientização da população será fundamental para acabar com a proliferação do mosquito, que além da dengue é transmissor do zika vírus e da febre chikungunya. “É preciso adotar todas as medidas possíveis para erradicarmos estas doenças do cotidiano da população. Pra que isso ocorra, tanto o Poder Público quanto as pessoas devem encarar o problema de frente”.

Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Saúde de Cuiabá, já foram notificados 50 casos de dengue. Na primeira semana de 2016 foram visitados 10.062 imóveis.  Desse total, 1.195 receberam tratamento. Os agentes de controle de zoonoses trataram também 1.388 depósitos.

Assessoria de Imprensa - Glaucio Nogueira