10/12/2015
Maurélio presta homenagem á incentivadores da ética e cidadania
Assessoria de gabinete
Vereador entrega título de cidadão à Maurício de Sousa
O vereador cuiabano Maurélio Ribeiro (PSDB) entregou durante a cerimônia de ampliação do Programa “Um por Todos, Todos por Um! Pela ética e cidadania”, ocorrido nesta semana no Salão Clovis Vettorato, no Palácio Paiaguás, os títulos de Cidadão Cuiabano ao cartunista Maurício de Sousa e, ao ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Moysés Simão.

Os agraciados estiveram em Cuiabá para a cerimônia que envolve o programa da Controladoria-Geral da União, realizado em
parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, que através da Turma da Mônica, dissemina valores ligados á cidadania, como participação popular e responsabilidade cidadã, bem como da ética, como respeito á diversidade e interesse ao bem estar coletivo.

O programa é voltado para alunos do ensino fundamental e em Mato Grosso, vai conseguir atingir 100 mil estudantes. Cabe ao Estado participante arcar com os custos da impressão do material didático e a logística para atender às escolas participantes. Já a cargo da CGU fica o conteúdo pedagógico e o repasse da metodologia, bem como a capacitação de professores e a implementação do programa.

O objetivo maior é envolver as crianças desde cedo em questões sociais e oportunizar uma formação mais crítica. Segundo dados da CGU, desde a implantação do programa em 2009, até o final do ano passado, o programa já tinha atingido 400 mil estudantes em 1600 escolas pelo Brasil.

Em Mato Grosso, o programa se utilizará de recursos recuperados na Operação Ararath, realizada pela Polícia Federal, na ordem de R$ 500 mil reais, o que possibilitou a ampliação do número de estudantes a participarem do programa.

Questionado sobre o motivo da homenagem, o vereador não isentou sua admiração pelo trabalho do cartunista, que já chegou aos 80 anos, mas salientou a necessidade de fomentar ações para formar cidadãos engajados politicamente.

“Conhecendo a profundidade do programa e, sabendo da vinda destes dois ilustres fomentadores de valores, tão ausentes na nossa atualidade e, ao mesmo tempo, nos pedem maior atenção com a formação de nossas crianças, não tínhamos como não aproveitar esta oportunidade para prestar essa justa homenagem”, explicou Maurélio.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC

Fotos Relacionadas