29/05/2008
Câmara discute CPI do Lixo, PAC e renúncia de Maksuês Leite
Os vereadores discutiram no grande expediente a CPI do Lixo, a renúncia da pré-candidatura do deputado estadual Maksuês Leite à prefeitura de Várzea Grande, a fiscalização das obras do PAC e a cassação do mandato do vereador Deucimar (PP).

O presidente da CPI do Lixo da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR) afirmou durante o grande expediente que o Aterro Sanitário de Cuiabá não tem mais condições de receber lixo, por isso poderá ser interditado. Vuolo disse ainda que vai exigir da prefeitura de Cuiabá que esta obrigue a empresa responsável pela coleta do lixo na Capital mato-grossense a incluir na sua frota, caminhões para a coleta seletiva.

Vuolo também voltou a apresentar o número do Disk Denúncia da CPI do Lixo 3317-2980 e o e-mail cpidolixo@terra.com.br para que a comunidade seja fiscal do lixo e dê a sua colaboração nas investigações da Comissão Parlamentar.

O vereador Deucimar (PP) parabenizou o fato de Maksuês Leite ter admitido que o ex-conselheiro Júlio Campos, candidato do Partido Democrata para prefeito de Várzea Grande, tenha mais experiência na administração pública, mas criticou Maksuês ao justificar a sua renúncia pela candidatura à prefeitura da cidade como sendo vaidade pessoal. “Eu vou conversar com ele e se for mesmo verdade que ele disse o que a imprensa está divulgando, Maksuês enterrou a sua carreira como deputado estadual”, afirmou.

Deucimar falou ainda da cassação de seu mandato por infidelidade partidária pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), segundo ele a cassação foi uma injustiça já que até mesmo ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) divergem sobre a data de início da aplicação da regra sobre fidelidade partidária. Uns consideram o dia 27 de março de 2007 e outros o dia 16 de outubro do mesmo ano. “Eu não vi nenhum cidadão vir me dizer ‘você merece isso’, dizem que isso é uma injustiça”, afirmou.

A vereadora Enelinda Scala do PT elogiou os cursos do Tribunal de Contas do Estado de capacitação dos cuiabanos para fiscalização das obras do PAC na área de saneamento básico em Cuiabá. Enedinda afirmou que a responsabilidade agora é da sociedade já que os recursos destinados às obras são, segundo ela, de R$176 milhões pelo governo federal, R$ 42 milhões pela prefeitura e R$18 milhões pelo governo do Estado.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi