02/12/2015
Depois de debates o Orçamento Municipal vai para votação
www.itaocara.rj.gov.br
O orçamento municipal para 2016, estimado em R$ 2, 157 bilhões, foi discutido pela terceira vez  com a comunidade e autoridades municipais, durante Audiência Pública, realizada na manhã desta quarta-feira (02), no parlamento cuiabano, em sessão presidida pelo vereador Oséas Machado (PSC).

O Projeto da LOA 2016 (Lei Orçamentária Anual) representa uma aplicação um pouco superior em relação ao valor do Orçamento de 2015. O Orçamento foi enviado para a Casa de Leis prevendo um limite para abertura de créditos suplementares fato que deverá ser analisado pelos vereadores.

“Estabelecemos  um mínimo  no Orçamento anterior, justamente para que possamos exercer nossa função legislativa de fiscalização e acompanhamento, pois somos cobrados pelo Tribunal de Contas e devemos saber das operações financeiras do município, por isso é tão importante essas questões passem por essa Casa para serem analisadas e autorizadas”, disse o membro  da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, vereador Oséas Machado, que também é relator da peça orçamentária para 2016.

Desta vez a composição da LOA 2016 foi explanada pelo  Diretor de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Cuiabá, Hamilton Correas, que destacou os percentuais das  receitas correntes, receitas de capital, dedução de receitas e de receitas intra-orçamentárias.

A peça orçamentária apresenta ainda os índices de investimento na Saúde, Educação, Transporte,  Urbanismo,  Previdência Social,  Assistência Social,  Habitação,  Cultura, Desporto e Lazer e nas demais funções.

Durante a  audiência artistas do setor cultural como Deise Fátima cobraram mais recursos para a Cultura e mais eficiência na aplicação das verbas culturais. “Não fazemos simples entretenimento na cidade, somos formadores de opinião”, disse um dos artistas presente.

Alguns líderes de associações de bairros criticaram o grande gasto com folha de pessoal na Prefeitura Municipal e cobraram mais eficiência no uso de recursos públicos.

A Audiência foi acompanhada pelo secretário municipal Paulo Borges, da Habitação; Elaine Albuquerque, adjunta do Planejamento e José Rodrigues, da Assistência Social.

Jê Fernandes – Secom/CMC

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app