25/11/2015
Audiência Pública mostra futebol amador abandonado
www.portaltemponovo.com.br
Futebol amador
Presidentes de Ligas Esportivas de vários bairros e regiões de Cuiabá, além de históricos desportistas cuiabanos ligados ao futebol amador, fizeram um relato, quase secular, na audiência pública realizada nesta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Cuiabá, convocada  pelo vereador  Leonardo Oliveira, do PTB, para buscar formas e meios de incentivo e valorização dessa categoria esportiva na capital.

Ao abrir a sessão o vereador  Leonardo Oliveira  mostrou a sua felicidade “não pela quantidade de pessoas presentes, mas pela qualidade dos desportistas que ali estavam, lembrando que o futebol é uma paixão nacional e o futebol amador é a alma e o espírito vibrante do povo.”

O vereador Leonardo fez um resumo do que se pode chamar de paixão ao futebol amador, antes de se chegar ao profissional e, portanto, ele não é só a base como a formação social e alegre que chega ao profissionalismo. Lembrando ainda, que o futebol amador  tira criança da rua e forma profissionais de várias categorias.

Para Luiz Mário Faria Rodrigues, Coordenador de Futebol Amador de Cuiabá, militante na área há mais de trinta anos, sabe das dificuldades pelo qual passa essa categoria, principalmente, em se tratando da manutenção de alguns campos de futebol, mesmo porque, a luta que se trava é mais política que profissional pela sua manutenção.

Outro que usou da tribuna da Câmara para manifestar sua opinião a respeito do descaso com o futebol amador, em Cuiabá, foi Antonio Pio dos Santos, presidente da Liga do Coxipó da Ponte. Para ele é claro esse descaso do poder público com o futebol amador, a começar pela ausência  de autoridades na própria audiência pública e a falta de projetos nas secretarias municipal e estadual  que incentive o futebol amador.

Vários outros desportistas usaram da palavra para tecer críticas severas  ao poder público quanto aos parcos benefícios para que se possa estabelecer uma política de valorização do futebol amador. Para Vicente Filho, locutor esportivo, o Secretário de Esporte de Cuiabá ao invés de futebol, joga pedra no avião e, Oldney, torcedor do futebol amador, presente na audiência,  lembre que alguns
miniestádios estão completamente, abandonados.

Jê Fernandes – Secom/CMC