18/11/2015
Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Ednei Rosa
Câmara de Municipal de Cuiabá, por meio dos vereadores Oséas Machado (PSC), Onofre Junior (PSB) e Haroldo Kuzai (SDD), promoveu nesta quarta feira (18), às 9 horas, no Plenário das Deliberações, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado na data de falecimento do último líder dos quilombolas, Zumbi dos Palmares, 20 de novembro. Na ocasião foram entregues 34 Diplomas de Honra ao Mérito a homenageados.

“A história nos mostrou como os negros sofreram no passado com a escravidão e o preconceito. O tempo passou, mas a discriminação, apesar de camuflada, ainda está presente em pleno século XXI”, afirma Oséas Machado, que presidiu a sessão.

As entregas de Moções de Aplausos  às lideranças do Movimento Negro pelo Dia Nacional da Consciência, no entender do vereador Oséas Machado, nada mais é que; a continuidade de uma luta contra  a desigualdade racial que continua até hoje, lembrando, no momento da antiga líder desse movimento, da cuiabana, a dona Francisca Bernadina, hoje com mais de setenta anos e, que está buscando a igualdade racial.

Para o vereador Haroldo Kuzai, ainda existe o preconceito racial e no Dia da Consciência Negra o melhor que se faz é uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

Já o vereador Onofre Junior disse que: “para a questão da consciência negra não existe coincidência, principalmente, para quem crê em Deus. O que existe na verdade é a falta de cultura do homem, do respeito ao seu semelhante”.

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

Jê Fernandes – Secom/CMC

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)