29/10/2015
Brother encerra período na Câmara e faz balanço de atuação como vereador
Assessoria de gabinete
Vereador Paulinho Brother em visita a policlínica
Após 60 dias como vereador, o cuiabano, servidor público do Tribunal de Contas do Estado há quase trinta anos, Paulo Sérgio Serafim de Oliveira, o Paulinho Brother (Sem Partido), deixa a Câmara Municipal de Cuiabá. Durante o período em que atuou como parlamentar, Brother se reuniu diversas vezes com gestores; esteve em instituições, principalmente na área de saúde; visitou bairros e pôde acompanhar mais de perto as demandas da população cuiabana.

Com o objetivo de conhecer os motivos para determinadas deficiências ou inoperâncias, como as encontradas no Pronto Socorro de Cuiabá, o vereador encaminhou requerimentos à Prefeitura pedindo informações e esclarecimentos, contudo, alguns encaminhamentos não foram respondidos durante os dois meses que ocupou uma cadeira no Parlamento.

Os requerimentos questionavam a atual estrutura organizacional e hierárquica do Pronto Socorro, uma vez que o parlamentar ouviu, por exemplo, denúncias de pacientes sobre a falta de profissionais e descumprimento de horários de atendimento à população, entre outras irregularidades. Na tentativa de contribuir com a melhoria do problema, Brother protocolou uma Indicação sugerindo a instalação de um RH no PS, afinal “são mais de mil e duzentos servidores no local e não há uma gestão de recursos humanos naquele hospital”, indigna-se.

Outro requerimento feito pelo vereador buscava esclarecer as atividades da CAB Ambiental com relação às Estações de Tratamento de Água (ETA) e o abandono da obra de coleta de esgoto do Córrego Mané Pinto, no bairro do Porto. O parlamentar não obteve sequer uma estimativa para a retomada da obra.

Outra importante atuação de Brother foi na sabatina realizada na sessão ordinária da Câmara de Cuiabá, do dia 22 de outubro, com o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago Fraga. O gestor esteve na Casa de Leis para dar esclarecimentos sobre o transporte público e as obras paradas, que eram para atender à Copa de 2014, mas ainda estão sub judice.

O parlamentar questionou o secretário sobre a existência de um plano alternativo para Cuiabá, caso as obras não sejam acabadas e, mais uma vez, não obteve resposta positiva. “É lamentável que não haja um plano B para Cuiabá e ainda, que o transporte coletivo seja aquém do que a população paga e merece”, lamentou. Brother é a favor da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI para averiguar os contratos com as empresas responsáveis pelo transporte público na Capital.

No curto período como vereador, Paulinho Brother atendeu à população e também esteve em visita aos bairros, o que resultou na elaboração de 87 (oitenta e sete) Indicações. As solicitações encaminhadas à Prefeitura foram para que se providenciem desde poda de árvores, patrolamento e encascalhamento de ruas, limpezas de calçadas até a construção de poço artesiano, conserto de pontes e implantação de Ouvidorias em unidades de saúde, como forma de dar maior voz aos usuários do sistema. O parlamentar teve oportunidade de visitar os serviços de saúde nos bairros Verdão, Santa Isabel, Novo Terceiro e Cidade Alta.

Na expectativa de que suas Indicações sejam atendidas, Brother busca atender aos moradores dos bairros Santa Amália, Lixeira, Jardim Mariana, São Roque, Recanto dos Pássaros, Dom Aquino, Salim Felício, Rio dos Peixes, Pedra 90 e do Distrito do Sucuri, além dos usuários do Pronto Socorro de Cuiabá.

Questionado sobre a experiência na Câmara, o cuiabano de 48 anos afirmou que o momento mais importante foi “quando conseguimos trazer para a Tribuna da Casa, o Presidente da Associação Acidente Vascular Cerebral de Cuiabá – AAVCC, Orlando Serafim de Oliveira Filho. Ele emocionou e recebeu aplausos de todos os vereadores. Estamos aqui para agir em prol do povo e esta é uma causa muito importante”, justificou.

Orlando veio à Câmara a convite do vereador, com o intuito de sensibilizar o poder público para a doação de uma área para a instalação de uma sede para as vítimas do Derrame, uma doença que pode acometer a qualquer pessoa, independente de idade, sexo e classe social e, que mata uma pessoa a cada 6 segundos em todo o mundo.

Paulinho Brother deixa a Câmara nesta quinta-feira (29), quando finda a licença do vereador Renivaldo Nascimento (PDT).

Contato do Gabinete: 65 3617-1551

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC