14/10/2015
Vereadores debatem saúde com secretário em audiência pública
Kamila Arruda - Secom
Audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (14).
A pedido da Comissão de Saúde, a Câmara de Cuiabá realizou na manhã desta quarta-feira (14) audiência pública para apresentação do relatório referente ao segundo quadrimestre de 2015 no que tange a saúde pública do município.

Na oportunidade, o secretário de saúde, Ary Soares explanou todos os números referente aos meses de maio a julho deste ano, uma vez que os dados do mês de agosto ainda não se encontram disponíveis. Eles serão repassados a Casa de Leis assim que forem fechados.

A dotação orçamentária inicial do quadrimestre era de R$ 232,6 milhões. No entanto, foi suplementado o montante de R$ 67,2 milhões, o que representou um acréscimo de 28,8% no orçamento inicial, resultando para este período uma dotação de R$ 299,8 milhões.

Os empenhos realizados no quadrimestre totalizam R$ 150,1 milhões. O montante é equivalente a 64,53% do orçamento inicial e 50,07% da dotação orçamentária atualizada do quadrimestre.

Além da apresentação, os vereadores também aproveitaram a oportunidade para questionar o secretário quanto à superlotação do Pronto Socorro da Capital.

Na semana passada, os vereadores Ricardo Saad (PSDB), Toninho de Souza (PSD), Paulinho Brother (PDT) e Arilson da Sila (PT) visitaram a unidade de saúde. A precariedade no atendimento assustou os parlamentares.

Diversos pacientes recém-operados encontravam-se nos corredores, correndo o risco de contrair algum tipo de infecção e ter o seu quadro de saúde agravado.

Em visita a Casa de Leis no mês de agosto, o secretário garantiu aos parlamentares que passaria um mês trabalhando de dentro do Pronto Socorro para zerar o atendimento nos corredores.

“Realmente não há como negar esta situação. Não conseguimos atingir a nossa meta, mas coincidiu com o fechamento do Hospital Metropolitano e com a reforma do Pronto Socorro de Várzea Grande, o que abarrotou ainda mais o Pronto Socorro de Cuiabá”, explicou.

O secretário, por sua vez, garantiu que a situação deve ser amenizada, tendo em vista que garantiu a contratualização de 90 leitos de retaguardas na Santa Casa junto ao Governo Federal.

Assessoria de Imprensa - Kamila Arruda.