09/10/2015
Leonardo defende faixas de pedestres próximas às escolas
Arquivo - CMC
Vereador Leonardo de Oliveira
O vereador Leonardo de Oliveira (PTB) apresentou Projeto de Lei que obriga a Prefeitura de Cuiabá a instalar faixas de pedestres a, no máximo, 100 metros de distância de instituições de ensino públicas e privadas da Capital. A medida visa dar segurança a pais e alunos no deslocamento de chegada e saída às instituições de ensino e atinge creches, escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio.

Leonardo pontua que a ideia da proposta surgiu após ter recebido várias reclamações de líderes comunitários sobre problemas relacionados à ausência de sinalização adequada nas proximidades de algumas escolas. “Boa parte dos alunos vão para as escolas a pé. Somado a isso, temos a questão da violência no trânsito da cidade. As faixas vão minimizar os riscos que essas crianças, nosso futuro, enfrentam todos os dias”.

Um dos artigos da proposta do parlamentar prevê que as instituições em construção ou instalação a partir da promulgação da Lei só poderão entrar em funcionamento após a implementação da faixa de pedestres. “Se por um lado haverá trabalho para adequar as instituições de ensino à nova legislação, isso impede que haja um aumento de escolas desprovidas deste dispositivo”.

O vereador lembra que, geralmente, as crianças fazem a travessia de forma desatenta, porque estão conversando com outros estudantes ou até mesmo brincando e isso faz com que a situação se torne ainda mais grave. “Basta olhar na porta das escolas para se perceber que os meninos e meninas estão sempre ansiosos, seja para encontrar os amigos, seja para retornar para suas casas”.

Pela proposta, a distância máxima de 100 metros deverá ser levada em consideração a partir do portão principal das escolas. O Projeto de Lei deverá obedecer tramitação regular na Câmara de Vereadores da Capital.

Mais informações:
Gláucio Nogueira (65) 9661-2862