15/05/2008
Lutero homenageia família Castrillon
Secom Câmara/CBA
Lutero homanageia família Castrilon
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Lutero Ponce (PMDB) homenageou a família Castrillon, durante inauguração da placa nominativa da escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Rita Caldas Castrillon, no bairro São Benedito em Cuiabá. Estiveram presentes na cerimônia os filhos de Rita Caldas, Teresinha, Acy, Sônia e José Augusto, netos e bisnetos.

De acordo com o vereador Lutero Ponce, além de resgatar a história de pessoas que cedem o nome às escolas e policlínicas de Cuiabá regulamentada pela Lei Municipal 4.229 de 25 de julho de 2007 irá resgatar por meio de outro projeto os nomes e apelidos antigos de ruas, como é o caso do Beco do Candeeiro. “Temos que destacar a nossa história. Uma cidade que perde a sua história perde a sua identidade. E nada mais justo do que lembrar da história de uma pessoa que por mais de 40 anos trabalhou com a educação, é uma coisa simples, mas de grande importância”, afirmou.

A diretora da escola, Maria Adevair Soares da Silva, revela que o projeto do vereador Lutero vem facilitar o seu trabalho já que ao fazer a Proposta Político Pedagógica de Ensino (PPP) da escola é necessário registrar o máximo de informações sobre a instituição e muitas delas se perdem. “Essa proposta do vereador Lutero é maravilhosa porque toda a comunidade vai conhecer a história da professora Rita. Eu posso garantir que a maioria das escolas não tem o histórico do patrono. Eu mesmo quando cheguei nesta escola questionei os funcionários e ninguém soube me responder sobre a história da professora”, afirmou.

As filhas de Rita, Acy Castrillon Ferreira e Teresinha Castrillon Olavarria, contam que Rita Caldas Castrillon começou a lecionar com 18 anos de idade e deixava filhos de colo para ir trabalhar. “Para a família é muito reconfortante das horas que ela deixou de estar em nossa companhia para se dedicar às outras crianças na escola, é bom ver que o trabalho de nossa mãe é lembrado. Ela tinha um idealismo muito grande. Deu aulas a pessoas que hoje se tornaram lideranças políticas como o ex-deputado Benedito Alves Ferraz”, afirmou Acy.

Teresinha que também é professora aposentada se propôs a dar aulas de músicas às crianças uma vez por semana. “Não vou cobrar nada da prefeitura. Quero continuar o que minha mãe começou. Lembro que muitos alunos iam pra nossa casa estudar e minha mãe recuperava o desempenho deles sem cobrar nada, apenas por amor à profissão”, contou Teresinha.

A professora normalista Rita Caldas Castrillon formou-se na Escola Normal Pedro Celestino. Foi mãe de doze filhos. Lecionou na cidade de Cáceres de 1933 a 1945. Em Cuiabá, atuou como professora no Grupo Escolar Senador Azeredo em 1948 e na Escola Modelo Barão de Melgaço. Aposentou em 1973 completando quase 40 anos de exercício profissional na educação primária cuiabana e mato-grossense. Rita faleceu em 1978.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues