13/05/2008
Crianças e adolescentes de Cuiabá carecem de lazer e educação de qualidade
Secom Câmara/CBA
Vereador Luiz Poção
A falta de políticas públicas que priorizam crianças e adolescentes de Cuiabá, estaria elevando o número de gravidez precoce, além dos índices de criminalidade com envolvimento da faixa etária entre 10 a 16 anos, segundo o vereador Luiz Poção (PP). O parlamentar questionou o Executivo sobre a polêmica situação, durante o grande expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (13).

Conforme definição de Poção, as praças de Cuiabá, principalmente aquelas localizadas nos bairros, estariam em completo estado de abandono e depredação, deixando a comunidade sem opção de lazer. “As crianças e os adolescentes não têm ocupação e, muitos acabam virando manchetes em jornais. O mais triste, é que em muitas situações é pelo fato de terem cometido assaltos. Cabe ao Executivo direcionar recursos para projetos que visem ocupação a esses jovens, pois quem vai adotar os ociosos são justamente os traficantes”, ponderou o parlamentar.

O vereador Domingos Sávio (PMDB), que também fez uso da tribuna no grande expediente, criticou a falta de incentivo para a orientação de alunos, da rede municipal de ensino. Destacou a importância de projetos que priorizem a educação sexual, por meio de palestras, além de outras atividades educativas. Disse que, inclusive, teria elaborado projetos nesse sentido, mas que o mesmo foi rejeitado.

O vereador Éden Capistrano (PSDB) foi enfático ao dizer que falta autonomia aos parlamentares, no sentido de alterar a grade curricular para melhoria da estrutura pedagógica. Sugeriu maior acompanhamento, junto à Secretaria Municipal de Educação e, mais especificamente, junto aos técnicos da referida pasta para os devidos ajustes.

Éden ainda lembrou sobre as dificuldades que estaria enfrentando nesse sentido, pois sugeriu a criação de disciplinas relacionadas à Educação Ambiental e lamentou não ter emplacado a idéia.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira