15/09/2015
Vereador Adevair Cabral pede reforma do teatro Silva Freire
Assessoria de gabinete
Complexo Silva Freire
O vereador Adevair Cabral (PDT) encaminhou ao Executivo Municipal a solicitação para que o teatro do Complexo Cultural Silva Freire seja reformado. O espaço, que tem 64 lugares, “é ideal para promover nossa cultura e colocar nossos jovens em oficinas de artes cênicas”, argumentou Adevair.

O local já serviu de entretenimento e aprendizado a muitas crianças e jovens de Cuiabá. Em meados da década de 1990, abrigou um projeto em parceria com as Secretarias de Cultura e Educação – A Escola Vai ao Teatro. Sempre às sextas-feiras, estudantes ocupavam o espaço para assistir a peças, como experiência das aulas de educação artística.

O complexo cultural fica localizado no bairro Vista Alegre, região do Coxipó, agregando quadra esportiva, teatro de bolso, um teatro de arena e várias salas para uso múltiplo. Apesar do local já ter recebido reformas, o teatro permanece sem atividades por problemas estruturais.

A Casa de Cultura Silva Freire é um espaço destinado à preservação e a disseminação da obra literária do poeta Benedito Sant’Anna da Silva Freire, um dos artistas mais populares da cultura cuiabana. Formado em direito, Freire foi criminalista, poeta, jornalista, professor universitário, membro da Academia Mato-Grossense de Letras e também fez parte da história política de Mato Grosso. O poeta deixou um legado, que faz com que seja homenageado até os dias de hoje.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC