10/09/2015
Dilemário propõe criação de calçadão ao lado da Matriz para garantir permanência de artesãos
Assessoria de Gabinete
Reunião com Artesões
O vereador Dilemário Alencar (PTB) e o vereador Toninho de Souza (PSD) se reuniram nesta quarta-feira (09) com a Diretoria da Associação Mato-grossense de Artesãos (AMA) e com o secretário Estadual de Cultura, Leandro Carvalho, para tratar da determinação da retirada dos artesãos que trabalham na Rua do Beco da Matriz. Na oportunidade o secretário disse que não tem nenhum interesse na retirada desses trabalhadores e que a permanência deles no local em nada atrapalha a realização da Bienal que vai ser realizada em Cuiabá. O secretário explicou que na verdade o que existe é uma determinação judicial para retirada dos artesãos e que a prefeitura foi notificada.

Como forma de solucionar o conflito, o vereador Dilemário propôs que seja aprovada uma lei municipal que transforme a Rua do Beco da Matriz em um Calçadão para o comércio exclusivo do artesanato e da gastronomia. A sugestão do vereador foi aceita pelos artesãos. Agora, a categoria vai buscar o apoio do Prefeito Municipal para o encaminhamento do projeto de lei.

Também ficou definido que o vereador Toninho vai agendar uma reunião com o juiz que determinou a retirada dos artesãos para buscar sensibilizá-lo a dar o tempo necessário a esses trabalhadores até que seja aprovada a lei municipal.

Logo após a reunião com o secretário de Cultura, os artesãos juntamente com os vereadores se reuniram com o vereador Júlio Pinheiro, presidente da Câmara de Cuiabá, que está exercendo interinamente o cargo de prefeito, para pedir o apoio para elaboração de um projeto de lei que transforme a Rua do Beco da Matriz em um Calçadão. Pediram também, que em a lei sendo aprovada, no período da construção do calçadão, os artesãos tenham a garantia de trabalhar na Praça da República.

“Lembro que na época eleitoral o atual prefeito de Cuiabá prometeu apoio aos artesãos que trabalham no Beco da Matriz. Portanto, acredito na sensibilidade social do prefeito Mauro Mendes para ajudar resolver esse conflito enviando uma proposta de projeto de lei o mais urgente possível para a Câmara para aprovação dos vereadores, pois desta forma vamos garantir que estes trabalhadores permaneçam no local que trabalham há mais de 16 anos. Vale lembrar que a população cuiabana apóia a permanência dos artesãos no Beco da Matriz, pois antes da chegada deles o local era ocupado por consumidores de drogas o que gerava muita violência”, disse o vereador Dilemário.

Assessoria de Comunicação do vereador Dilemário Alencar
E-mail: comunicacao.dilemario@gmail.com   Contato: (65) 3617-1580
Mais informações (65) 9644-5886 e 8406-2054

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app