Início
NOTÍCIAS
26/08/2015
Suicídio é tema de palestra preventiva na Câmara de Cuiabá
Secom - Câmara Municipal de Cuiabá
Palestra sobre prevenção ao suicídio
Os números de suicídio no Brasil e pelo mundo são alarmantes. Em nosso país a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio e quando ampliamos essa estatística para o mundo, uma pessoa morre a cada 45 segundos. Estudos mostram que para cada morte dessa, houveram outras três tentativas frustradas. 

Diante deste triste quadro, o Ambulatório da Câmara Municipal de Cuiabá promoveu, em parceria com o Centro de Valorização da Vida – CVV, uma roda de conversa para discutir e esclarecer o assunto.

“Como estamos próximos ao mês de setembro, é o momento para debatermos este tema que vem sendo negligenciado. Sabemos que o CVV recebe, em média, 40 ligações diariamente. Isso mostra tanto uma questão de saúde pública como a inaptidão da sociedade para perceber e ouvir as dificuldades do Outro”, explicou Aline Moreira, representante do Ambulatório do legislativo municipal.

O CVV é uma entidade sem fins lucrativos que se propõe a ouvir as pessoas em momentos de sofrimento, através de apoio e aceitação incondicional. A instituição mantém esse serviço 24 horas do dia, através de telefone, pessoalmente (na sede do Centro), mas também, através do site www.cvv.org.br, por meio de Chat ou Voz (Skipe).

Segundo Ana Rosa Ramos Nunes, que atua há 24 anos como voluntária na entidade, o maior problema que acomete as pessoas na atualidade é a depressão. “A dor não escolhe, não tem idade, classe social ou nível intelectual, todos nós passamos por pressões na vida e em algum momento, precisamos de apoio”, explicou.

A voluntária aproveitou o espaço disponibilizado na Casa de Leis para sensibilizar os servidores sobre a importância do saber ouvir ao próximo e, de oferecer apoio, sem críticas e julgamentos. Para ela, “o espaço que a Câmara ofereceu foi excelente e gerou maior divulgação sobre nosso trabalho, que existe há tanto tempo, mas a maioria da população ainda não conhece. É muito importante estarmos aqui, inclusive, criamos o programa CVV Comunidade, que se disponibiliza a ir á escolas, empresas e entidades para fazer um trabalho de esclarecimento e prevenção”, salientou.

Neste ano a entidade vai promover nacionalmente o movimento “Setembro Amarelo”, buscando chamar atenção da população para os constantes casos de suicídio. A ação vai seguir os moldes do “Outubro Rosa”, que alerta para o câncer de mama, iluminando pontos com a cor rosa. No movimento de setembro, locais públicos serão iluminados ou sinalizados com faixas ou símbolos amarelos durante todo o mês.

O atendimento no CVV 

Em Cuiabá, a sede da instituição, que está localizada na Rua Comandante Costa, n° 296, oferece atendimento pessoal das 8h às 18h. Outra forma de acesso é através dos telefones (65) 3321-4111 ou 141, além dos serviços disponibilizados através do site. Independente da modalidade, todos os atendimentos são sigilosos e, a entidade também oferece cursos para aqueles que querem se tornar voluntários ou mesmo, melhorar sua capacidade de ajuda e compreensão ao próximo. 

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
15/10 - NOTA DE ESCLARECIMENTO
15/10 - CPI da Santa Casa define data para realização das oitivas
15/10 - Portadoras da fibromialgia pedem aprovação de lei na Tribuna Livre
15/10 - Profissionais querem alterar nomenclatura do cargo de TDI para PDI
15/10 - Zidiel apresenta projeto voltado aos usuários do SUS
15/10 - Gratuidade de coletivo para pacientes renais crônicos será tema de audiência pública
15/10 - Câmara irá promover audiência pública para debater a microcefalia e suas conseqüências
15/10 - Projeto garante mais tempo para disléxicos nos concursos públicos em Cuiabá
14/10 - Coralistas são homenageados na Câmara Municipal
14/10 - CPI define oitivas durante reunião ordinária
14/10 - ARTIGO - Professor, o provedor de todas as profissões
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.