19/08/2015
Paulo Araújo cobra ampliação dos serviços de saúde em Cuiabá
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Paulo Araújo

Na sessão desta terça-feira (18 de agosto), o vereador Paulo Araújo (PSD) comentou as declarações do secretário Municipal de Saúde, Ary Soares, que prometeu retirar até o dia 26 deste mês todos os pacientes que estão nos corredores do Pronto-socorro de Cuiabá. Destacou, Araújo, que ao avaliar o sistema como um todo e a prestação de contas do secretário ficam claro que os números apresentam um déficit considerável de leitos para cumprir o que é preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Dificilmente vamos ter uma continuidade, tendo em vista que o sistema não absorve todos os pacientes que estão no pronto-socorro e em outras unidades. Existem muitas dificuldades. Mesmo que se faça um esforço, pode zerar a fila, mas ela retorna nos próximos dias, pois não temos capacidade de atender a todos diariamente, de absorver principalmente os pacientes que necessitam de cirurgia ortopédica. O sistema não permite. Pode tirar de lá dos corredores, mas não tem para onde mandar. Hoje não temos capacidade instalada para operar esses pacientes”, pontuou o vereador.

Paulo voltou a alertar o Executivo Municipal que é preciso ampliar os serviços na saúde pública da Capital. “Infelizmente os indicadores que temos não permite que façamos isso que é esperado. O secretário se tornou um regulador, que em tese não é sua responsabilidade. Pode ser que eventualmente a gente encontre uma situação um pouco melhor no dia 26. Após isso, a situação de caos volta a ocorrer assim como a gente presencia diariamente”, alertou.

O vereador ressaltou que todas as regiões de Cuiabá carecem de atendimento na área da saúde, pois a população quando precisa sempre encontra as unidades lotadas e diversos obstáculos. “Tem locais que existem uma maior frequência de pacientes que vêm de Várzea Grande. Temos que chamar atenção da prefeita de lá que está prestes a inaugurar uma unidade de saúde que deveria ter sido inaugurada há dois anos”, reforçou.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete

Contato de Gabinete: (65) 3617-1555