19/08/2015
“Quero ajudar a mudar a política há corrupção para todos os lados", assevera Zidiel
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Zidiel Jr

Há cerca de duas semanas como vereador, apresentei dois importantes projetos de lei na Câmara de Cuiabá. O primeiro trata da gratuidade de cartão transporte para gestantes, na utilização de consultas de pré-natal; e o segundo prevê a criação de bicicletários na Capital.

Concorri pela primeira vez a uma vaga na Câmara em 2012 e fiquei como suplente do PSB. Assumi temporariamente e tenho me empenhado no diálogo interno com os parlamentares para aprovação das propostas. Além de vereador e advogado, apresento o programa “Domingão do Feirão”, na TV Pantanal (canal 22), exibido todo domingo às 10h, onde anuncio a venda de carros gratuitamente.

Casado, sou pai de um bebê de dois meses e me sensibilizo com a situação de risco que muitas mulheres enfrentam pela falta de dinheiro para fazerem os acompanhamentos médicos preventivos durante a gestação. A proposta visa dar à mulher um cartão de vale-transporte gestacional, que poderá ser usado desde o início da gestação, para realização de todo pré-natal, frequentar consultórios, unidades públicas de saúde e a realização de exames. São, no mínimo, seis pré-natais e uma consulta pós-parto, serão quatorze passagens de ida e volta. Quase nada para salvar muitas vidas. Em São Paulo, no Ceará, Espírito Santo e Rio de Janeiro já é lei. Acompanhei a gravidez da minha esposa e vi o quanto são importantes as consultas médicas. Atualmente, morrem no Brasil 69 mulheres a cada 100 mil partos de nascidos vivos, mas pelas metas da Organização das Nações Unidas (ONU), esse número deveria ser de no máximo 30 mulheres.

Quanto ao projeto “Adote um bicicletário”, surgiu da necessidade de que muita gente não usa bicicleta porque não tem onde guardar. Além de proteger o meio ambiente, ser mais econômico e mais saudável reduziria o congestionamento na cidade.

Fui ex-secretário adjunto de Meio Ambiente do município, sou pós-graduado em Direito Constitucional, fui conciliador do juizado da Morada da Serra e assessor jurídico e parlamentar do ex-deputado estadual Sérgio Ricardo (atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado). Fui aprovado em 2012 no concurso público para técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado, mas deixei o posto para concorrer ao último pleito proporcional, quando obtive 1,534 votos.

Sou filho do juiz de direito Zidiel Infantino Coutinho, que atua em Campo Grande (MS). Já trabalhei em uma lanchonete nas proximidades da Rodoviária do Coxipó, em Cuiabá, e também em uma fotocopiadora nos colégios estaduais Presidente Médici e Liceu Cuiabano. E até já vendi limão, portanto, comecei a trabalhar muito jovem, com 13 anos, e quero ajudar a mudar a política, porque há corrupção para todos os lados. Não podemos generalizar e dizer que todo político é bandido. Parafraseando Rousseau quando diz que “O homem nasce com a tendência para o bem, a sociedade é que corrompe”. Eu entrei para a política por entender que não podia ficar quieto, precisamos mudar essa situação. O meu jargão é: “O vereador de verdade”.

Zidiel Coutinho é Vereador em Cuiabá.

Contato de Gabinete: (65) 3617-1581

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)