30/04/2008
Lutero homenageia família de Ranulpho Paes de Barros
Secom Câmara/CBA
Lutero inaugura mais uma placa nominativa
A família de Ranulpho Paes de Barros foi homenageada nesta quarta-feira (30) pelo vereador Lutero Ponce (PMDB) e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá na inauguração da placa nominativa da escola municipal com o nome do ex-vereador localizada no bairro Santa Izabel. A instalação das placas nominativas é regulamentada pela Lei Municipal 4.992/07 sancionada pelo prefeito Wilson Santos e originária de projeto de lei do vereador Lutero Ponce.

A esposa do homenageado, Almira Malhado Paes de Barros, afirmou diante de quase 500 alunos que estudam no período da manhã na escola Ranulpho Paes de Barros, que seu esposo era preocupado com a educação das crianças e sempre levava livros e gibis para despertar o interesse delas. “Pra família é muito gratificante ver que depois de tanto tempo ele é lembrado pelos serviços prestados à sociedade cuiabana. Isso é motivo de muito orgulho pra gente repassar para os netos e bisnetos que ele em vida não conheceu. Quando Ranulpho faleceu tínhamos apenas cinco netos, hoje temos 12 netos e 11 bisnetos”, afirmou.

De acordo com o vereador Lutero Ponce, cada placa nominativa instalada custa quase R$ 2 mil, porém a implantação destas não traz custo aos cofres públicos porque a UNIMED é financiadora e parceira no projeto. Lutero acredita que em dois anos todas as escolas, creches e policlínicas terão a nova placa que traz foto e histórico da pessoa que nomeia a instituição. “O único objetivo dessa Lei é resgatar a nossa história. São tantas escolas e policlínicas que recebem nome de pessoas que contribuíram muito com o desenvolvimento da nossa cidade e para muitos são desconhecidos. Ranulpho trabalhou com honestidade e fez parte dessa história”, afirmou.

Ranulpho Paes de Barros, pai de quatro filhos entre eles o ex-senador Antero Paes de Barros, nasceu em 17 de março de 1913 e faleceu em 02 de fevereiro de 1972. Ranulpho trabalhou com a educação, com o jornalismo, esporte e com a política. Vereador por Cuiabá na legislatura de 1962 à 1966, sendo presidente da Câmara Municipal na época. É fundador do diretório do PSD. Como professor de Português e História do Brasil lecionou nos colégios Liceu Cuiabano e Barnabé de Mesquita. Como jornalista atuou em diversos órgãos de imprensa tanto em Cuiabá quanto em Campo Grande. Em Cuiabá, fundou o jornal Folha Mato-grossense e a Tribuna Esportiva, se associou ao jornal do PSD “Social Democrata”, dirigiu a rádio A Voz do Oeste e a Imprensa Oficial de Mato Grosso por vários anos. Como destaque no esporte mato-grossense, Ranulpho presidiu o Mixto Esporte Clube durante 18 anos.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo