07/07/2015
Juca cobra uma funerária para cada 100 mil habitantes
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Juca do Guaraná Filho

O vereador Juca do Guaraná Filho (PTdoB) apresentou Projeto de Lei , na sessão legislativa da última quinta-feira (02), que estabelece a obrigatoriedade em ter 1 funerária para cada 100 mil habitantes em Cuiabá.

Hoje existem apenas  3 funerárias em Cuiabá, mas apenas 2 estão em operação – Dom Bosco e Santa Rita – estas comandam o setor na Capital, atendem juntos quase 600 mil habitantes Cuiabanos, a intenção do parlamentar é limitar este número para 100 mil cidadãos.

“Já realizamos, juntamente com os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá, uma vistoria nas funerárias. Cobramos melhorias neste serviço, que atende a população no momento de fragilidade”, relata Juca.

Durante a visita, o grupo observou que os familiares dispunham apenas de uma opção para o caixão, o que fez com que o vereador Juca do Guaraná, propusesse mudanças no serviço. Com a cobrança hoje existem três opções de caixão e a opção de parcelamento.

“Já observamos melhorias no serviço gratuito, mas a preocupação agora vem de encontro com os que não se encaixam para utilizar o atendimento sem custo”, diz o parlamentar.

Hoje os serviços das funerárias disponíveis a população estão na média o R$ 994 para o caixão mais barato, o embalsamento do corpo de R$ 850, já a disponibilização de uma capela para o velório não sai por menos de R$ 800, esses são praticamente os orçamentos básicos. Caso a família não possua um jazigo ou local de sepultamento, este sairá por volta de RS 5,9 mil.

“Queremos a melhoria dos serviços e também dar oportunidade para que outras empresas participem e ofereçam melhores preços para a população”, argumenta o Vereador.

Juca entende que a aprovação do projeto pode gerar concorrência entre as empresas melhorando o atendimento e valores do serviço.

Emylle Silva – Assessoria de Gabinete