25/04/2008
Rodízio de veículos é tema de audiência pública
Secom Câmara/CBA
Audiência para discutir trânsito
A viabilidade de implantação do rodízio de veículos na cidade de Cuiabá foi tema de audiência pública na Câmara Municipal. A discussão envolveu representantes do governo e de órgãos ligados ao trânsito. Estudos apresentados na audiência pela Politec revelam que a violência está presente, mas não se instalou o caos no trânsito, uma realidade que pode ser evitada com ações concretas. Para o vereador Luiz Poção (PP) o tema é polêmico e a sociedade não fugir do debate de uma realidade que atinge todas as camadas.

Para o perito criminal da Politec, Lino Leite de Arruda o trânsito é um problema de Estado, Educação e de Direito. As consequências da violência em sua grande maioria atingem o município: engarrafamentos, tratamento de acidentados, gastos médicos, sistemas de controle de tráfego, educação para o trânsito.

Lino sugeriu na audiência a criação de núcleo permanente de estudo dos fenômenos de trânsito, dotado de pessoal multidisciplinar; implementação de convênios entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e as faculdades públicas e privadas, o Detran e a Politec com o objetivo de pesquisar o fenômeno do trânsito; implantação de estudos e projetos para melhorar o fluxo de trânsito nas vias de maior circulação de veículos como o uso de terrenos baldios em vias de maior tráfego como estacionamentos públicos; incentivo à criação, ao uso e implementação de tecnologias inteligentes de controle de tráfego; fortalecimento da estrutura dos |Agentes de Trânsito e implementação de convênio com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso com objetivo de controlar de forma efetiva o excesso de velocidade nas vias de maior porte e melhoria do sistema de transporte público.

Já o Secretário Municipal de Trânsito do município de Várzea Grande, Elismar Bezerra observou a importância da audiência como uma das ações preventivas para se evitar o caos e a possibilidade de rodízio de veículos. Disse ainda que deve haver maior investimento em educação e a utilização de campanhas pub licitarias com suporte de produção de profissionais diretamente ligados ao problema..

Na opinião do vereador Luiz Poção o problema do trânsito só vai diminuir, a partir do momento em que os motoristas forem chegando à conclusão de que, reduzir o uso do carro atende, basicamente, ao seu próprio interesse. Até lá, de nada adianta ficar sonhando com uma volta ao passado, quando o trânsito era uma tranqüilidade.

Para uma população de 527 mil habitantes, segundo a contagem populacional 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), Cuiabá possui uma frota de 211 mil veículos licenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) o que dá a relação de um carro para cada 2,49 habitantes, que na opinião do vereador não é muito diferente de São Paulo com um carro para cada 2 habitantes.

Poção criticou a falta de investimentos em obras estruturantes de longo prazo. Planos para resolver o problema não faltam como por exemplo: corredores específicos para ônibus, ciclovias, ônibus articulado, metrô de superfície, trens urbanos, cabines de integração, etc. ”Mas a maioria nunca saiu do papel e depende da vontade política dos governantes que não dão continuidade a projetos e não tratam o tema como prioridade”, afirmou.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues