Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
24/06/2015
Faissal sugere à implantação de temporizador em semáforos com detectores de avanço de sinal
Luiz Alves Secom - CMC
Vereador Faissal Calil

Indicação do vereador Faissal Calil (PSB) torna obrigatório o uso de temporizador em equipamentos de sinalização semafórica com aparelhos detectores de avanço de sinal. A medida visa a dar mais segurança e garantias aos motoristas.

Isto por quê, quando ocorre a mudança de sinal luminoso para o amarelo em semáforos com este tipo de aparelho, alguns condutores freiam bruscamente para não receber a multa.

“O fato tem causado acidentes, provocando danos materiais e, o que é pior, danos físicos, não só aos envolvidos no acidente, mas também aos pedestre que se encontram nas proximidades”, pontua o socialista.

Para o parlamentar, a incidência deste tipo de acidente pode ser reduzida com a instalação de semáforos com temporizadores, uma vez que eles informam com precisão o tempo restante para a mudança de sinal. “Eles dariam condições para o condutor decidir, com certa antecedência, se pode prosseguir ou deve parar”, ressalta.

Os aparelhos detectores de avanço de sinal geralmente são colocados após se levar em conta algumas características do local, como, por exemplo, o volume de tráfego de veículos e pedestres, a velocidade média dos veículos e o número de acidentes.

Diante disso, Faissal acredita que o uso concomitante de temporizadores só iria contribuir para aumentar a segurança de condutores e pedestres nesses locais, uma vez que os detectores de avanço de sinal se encontram em locais de potencial risco.

Com relação ao recurso para a implantação do sistema, a sugestão é de que seja usado aquele arrecadado por meio de multas. De acordo com o parlamentar, o Código de Trânsito prevê isso.

Kamila Arruda – Assessoria de Imprensa



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.