10/06/2015
Haroldo Kuzai concede Título Honorífico
Luiz Alves - Secom CMC
Vereador Haroldo Kuzai na Mesa Diretora da sessão
O vereador Haroldo Kuzai (SDD), concede o Título Honorífico Ordem do Mérito Legislativo Ambientalista, “Jornalista e Radialista Eugênio de Carvalho”, ao professor Paulo Teixeira de Souza Junior. A entrega do Título ocorrerá na sessão plenária de quarta-feira (10.06) as 19:00 horas na Câmara Municipal de Cuiabá.

Paulo Teixeira, é bacharel em Quimíca pela UNB (Universidade de Brasília), mestre em Química pela USP (Universidade de São Paulo) e Ph.D. em química pela University of East Anglia na Inglaterra, exercendo atualmente o cargo de professor efetivo associado IV da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde desenvolve pesquisas na área química de produtos naturais, tendo contribuído para o estudo de elementos de biodiversidade da região, o que poderá resultar na produção de biomedicamentos. Atua também no desenvolvimento de novas metodologias para a produção de biodiesel e agregação de valor co-produtos da cadeia produtiva deste biocombustível.

Foi coordenador dos programas de pós-graduação em Saúde e ambiente-ISC, Diretor interino do Instituto de Saúde Coletiva, Pró-Reitor de Planejamento e de Pesquisa da UFMT no período 2000-2008, Diretor do Pantanal Regional Environmental Programme (United Nations University-Tóquio) no período 2001-2008 e fundador do Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP). Foi nomeado pelo ministro da Ciência e Tecnologia como vice-presidente do Comitê Técnico Científico com a finalidade de elaborar um Plano Cientifico para o conhecimento e o uso sustentável dos recursos naturais do Pantanal (2008). De 2008 a 2012 foi assessor de Relações Internacionais da UFMT, passando a Secretário de Relações Internacionais a partir de 2012.

O professor ministrou diversas palestras em eventos nacionais e internacionais, concedeu mais de trezentos e cinquenta entrevistas, publicadas em 13 idiomas de 40 países, visando a popularização da ciência e levando o nome da UFMT, de Cuiabá e de Mato Grosso para todos os continentes do planeta. Ministra disciplinas de química orgânica Avançada, Química na Sociedade, Seminários, Estudos Dirigidos e tópicos Especiais na pós-graduação em Química e de Química Orgânica nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química da UFMT. Atualmente é coordenador do programa Centro Interdisciplinar de Estudos em Biocombustíveis (CIEB) e vice-coordenador do INCT-Áreas Úmidas (INAU). Possui 46 artigos publicados em periódicos científicos e 10 capítulos de livros com abrangências internacionais e nacionais, além de solicitação de patente. Coordenou mais de 20 projetos de pesquisa e projetos de extensão captando mais de 70 milhões de reais para a UFMT. Organizou e foi membro do comitê cientifico de diversos eventos de abrangência nacional e internacional e atua também na área cultural.

Assim pela explicita colaboração, o senhor  Paulo Teixeira merece o reconhecimento pelas ações relevantes na luta nem favor da preservação de um meio ambiente sustentável.

Carolina Coutinho