12/05/2015
Lilo visita escola de autistas e reforça aprovação de projeto
Luiz Alves - Secom CMC
Vereador Lilo Pinheiro
Em visita à Escola Estadual de Ensino Especial Livre Aprender, na manhã da última quinta feira (07), o vereador Lilo Pinheiro (PRP) pontuou a importância de manter a população informada sobre o autismo.

Sua preocupação o levou a apresentar na Câmara Municipal de Cuiabá, um projeto de lei que visa incluir no calendário oficial a Semana Municipal de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo.

Durante a visita, Lilo teve a oportunidade de conhecer Francisco que é autista e realiza trabalhos manuais. Além disso, o vereador chamou a atenção da mídia para que a doença seja divulgada e debatida com clareza  entre as famílias, contribuindo para diagnósticos precoces, já que não há uma estatística exata que comprove o número de casos na Capital.

O Dia Mundial do Autismo, comemorado em 2 de Abril, já é reconhecido pela ONU. “O que se faz necessário agora é que as pessoas mudem seus conceitos sobre o autismo, através desta semana municipal de conscientização, entendendo que os portadores podem sim, interagir com o próximo, comunicando-se através de seus sentimentos e demonstrando afeto. Eles precisam apenas é de um ambiente que os estimule e de pessoas que permitam essa possibilidade de comunicação”, diz o parlamentar.

Ana Beatriz, que é professora na instituição que recebe cerca de 30 alunos com algum grau de autismo, diz que o autismo não é uma deficiência e sim um transtorno que leva à criança a algumas deficiências, principalmente na área da comunicação. E que seu diagnostico pode levar até quatro anos para ser fechado.

“O diagnostico não é feito por exames, mas sim por observação por parte da família e da própria escola. Muitas vezes quem está ao redor não pensa na doença quando a criança fica introspectiva no relacionar social, com a família, acredita que a criança é mal educada ou mimada. Por isso a observação é extremamente importante para se apontar um diagnóstico. E quanto antes observado os traços do autismo, melhor é para dar a atenção necessária ao portador do transtorno”.

A iniciativa do vereador vem trazer um alívio aos pais dos autistas, que sofrem com certo preconceito por parte da sociedade e pela incompreensão de que as crianças que sofrem deste transtorno, criam um mundo só pra si.

Thaissa Magalhães - assessoria de gabinete