Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
12/05/2015
Juca do Guaraná Filho apresenta moção de repudio contra vereador de Diamantino
Luiz Alves - Secom CMC
Vereador Juca do Guaraná Filho
Juca do Guaraná Filho (PT do B) apresentou nesta última quinta feira (07), uma moção de repúdio contra Edson da Silva (Pros), o Giripoca, Vereador por Diamantino-MT. Em justificativa, o petebista diz que “Giripoca” usou termos racistas em sessão na Câmara.

O vereador Edson diz que se expressou errado e que tudo foi interpretado ao pé da letra na ultima sessão plenária do dia 27 de abril, quando o mesmo usou a tribuna para cobrar do prefeito, Juviano Lincon, melhorias nas estradas rurais do município, disparando,“o caminhão não tem como buscar o leite por causa da estrada. Só tem um buraco de lá até chegar aqui. Vamos esperar que faça um serviço de gente branca, não de gente preta, porque do jeito que está ali não dá”.

O parlamentar cuiabano diz que a frase usada agride tanto ele, representante do povo, quanto toda a sociedade negra. “Ocorre que o preconceito flutua por todas as camadas e classes sociais. E, muitas brincadeiras de mau gosto, bem como palavras ditas e posteriormente alegadas de não terem sido pensadas ou que não devem ser levadas ao “pé da letra”, por não carregaram intensões pejorativas,  apenas camuflam atitudes preconceituosas”, diz Juca.

A declaração de Edson da Silva foi criticada pelo Conselho Estadual de Igualdade Racial, que prometeu formalizar denúncia no Ministério Público e cobrou a aplicação da lei 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

Cabe agora esperar que o vereador, por Diamantino, se reporte de maneira correta e que casos como este não venham mais a acontecer.

Thaissa Magalhães - assessoria de gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.