11/04/2008
Câmara presta homenagem à cidadãos de Cuiabá
Secom Câmara/CBA
Vereador Luiz Marinho no destaque
“As honrarias foram criadas na Idade Média, quando a nobreza decaía economicamente e a burguesia crescia. Para se recuperar economicamente, a nobreza teve a brilhante idéia de vender os títulos à burguesia que queria adquirir status. Isso não acontece aqui”, afirmou o prefeito Wilson Santos ao enfatizar a honra de ser reconhecido pelos trabalhos prestados à sociedade, durante sessão solene da Câmara Municipal de Cuiabá que homenageou 95 cidadãos na noite desta quinta-feira (10) no Centro de Eventos do Pantanal.

De acordo com Lutero Ponce, presidente da Câmara de Cuiabá, as pessoas homenageadas prestaram relevantes serviços à sociedade cuiabana, por isso recebem o Título de Cidadão Cuiabano, Comenda e Ordem do Mérito Legislativo. Na opinião do vereador reconhecer as pessoas que prestam serviços à Cuiabá é um ato de cidadania. “Hoje a Câmara se orgulha e ufana-se em prestar essa justa homenagem. São pessoas que contribuíram com o desenvolvimento econômico e cultural de nossa terra. Agora esses privilegiados terão dupla cidadania. Hoje todos são cuiabanos porque têm filhos e netos cuiabanos”, afirmou.

A professora paulista de educação ambiental da UFMT Drª Michele Sato recebeu o Título de Cidadã Cuiabana. Seu nome foi indicado por um grupo de artista ao vereador Luis Poção que lhe concedeu a homenagem. “É muito importante e honroso para mim receber esse título, principalmente porque não é um título acadêmico. Estou feliz porque foi o ambiente onde eu vivo, que é a academia, que me deu essa visibilidade”, afirmou a professora.

Compareceram ao evento o presidente da Câmara, Lutero Ponce e os 18 vereadores de Cuiabá, o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo José Pereira Leite Figueiredo, OAB/MT, representada pelo seu presidente Francisco Anis Faiad, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o reitor da UFMT, Paulo Speller, o deputado estadual Chico Galindo, representando a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, o deputado federal Carlos Bezerra, representando o Congresso Nacional e os deputados estaduais Percival Muniz e Walter Rabelo.

Cuiabá é sinônimo de hospitalidade
Hospitalidade é o termo utilizado pelo vereador Luiz Marinho (DEM) para definir o sentimento que nutre por Cuiabá, cidade que há quarenta anos vive, terra que construiu uma história de trabalho e lutas. Escolhido como orador e representante dos parlamentares da Câmara Municipal de Cuiabá para a sessão solene em comemoração aos 289 anos de Fundação de Cuiabá e de entrega de honrarias do município, agradeceu as oportunidades que a “terra mãe” lhe proporcionou.

No quarto mandato como vereador Luiz Marinho ressaltou a importância da atuação parlamentar no processo de desenvolvimento da cidade e na qualidade de vida da população. “O vereador é um fiel depositário dos sonhos, esperanças de povo. Representamos a criança, o jovem, idosos, pessoas de todas as raças que escolheram Cuiabá para morar, temos uma grande responsabilidade”, afirmou.

Marinho ressaltou a importância da honraria na vida das pessoas. Disse que de alguma forma cada cidadão tem uma parcela de contribuição na história da cidade.

Terra de oportunidades
Como representante do Congresso Nacional o deputado Federal Carlos Bezerra (PMDB), relembrou momentos da história e da resistência contra o regime militar. Enalteceu a participação de cuiabanos na luta contra a ditadura e citou o nome do poeta e advogado Silva Freire como um marco nesse processo.

A divisão do Estado também foi relembrada por Bezerra que descreveu o sentimento do povo e o cenário político da época.

Secom CâmaraCbá/Roseli Cordeiro e Glaucia Colognesi

Assessoria: Secom CâmaraCbá/Roseli Cordeiro e Glaucia Colognesi

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital