15/04/2015
Projeto de Lei pretende levar medicamentos a domicílio a idosos
Luiz Alvez - Secom.
Vereador Mario Nadaf (PV).
Vereador Mario Nadaf  (PV) em sessão no último dia 9 apresentou Projeto de Lei que beneficia idosos que precisam do uso constante de remédios, a propositura pede que seja entregue em domicílio para os usuários do Sistema Único de saúde (SUS).

A proposta tem como foco principal a proteção e garantia do direito constitucional à saúde da população e melhorar o acesso à assistência farmacêutica, pois, é sabido por todos, das dificuldades que idosos e pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE) passam para irem buscar seus medicamentos na rede básica de saúde.

“A entrega dos medicamentos vai permitir saber exatamente o que está sendo distribuído e quanto deverá ser adquirido de cada medicamento, sem causar desperdícios desnecessários com perda por prazo de validade e formação de estoques maiores que os necessários.” Diz o parlamentar.

Vale ainda enfatizar que a entrega de remédios, além de facilitar a vida do usuário da farmácia da rede pública, trará também benefícios ao próprio setor público da área de saúde, ao evitar não somente o acesso e a aglomeração de um grande número de pessoas nas unidades básicas de saúde, otimizando a dinâmica e eficiência no serviço público de saúde.

Se aprovado, esta lei irá beneficiar pessoas PNEs, de doenças crônicas, cadeirantes, idosos, portadores de HIV e pessoas com dificuldades de locomoção que residem no município, pois, a mobilidade reduzida das pessoas idosas ou doentes pode impedir que os remédios prescritos sejam até mesmo utilizados pelos que deles necessitam, em razão de possível impossibilidade de buscá-los. Isso agravaria a condição física dos usuários de medicamentos, podendo comprometer o quadro clínico e a própria recuperação do paciente.

Francisco Carlos Xavier, diretor de logística e suprimentos do Centro de Distribuição de Medicamentos, diz que a iniciativa do vereador vem de fato trazer muitos benefícios, e com ela a certeza de que os beneficiários vão ter a garantia de terem a medicação com a quantidade correta, como diz o Projeto de Lei, garante medicamento 4 vezes ao ano.

“O idoso estará sempre orientado, pois a medicação vai com orientação prescrita de como tomar a medicação, de forma a facilitar o acesso e o uso desses remédios.” Afirma Francisco

Para propiciar apoio logístico na execução do programa, o presente Projeto de Lei prevê que o Poder Executivo possa desenvolver as ações contando com a estrutura própria ou celebrar convênio com instituições públicas ou privadas que realizem serviços de entrega dos bens de que trata a presente propositura.

Assessoria de Gabinete