10/04/2015
Vereador Maurélio solicita informações referentes à saúde
Luiz Alvez - Secom.
Vereador Maurélio Ribeiro (PSDB)
Preocupado com a saúde no município, o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB) apresentou requerimento durante a sessão de quinta-feira (09/04), para obter o número de médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde e suas respectivas lotações.

"A Prefeitura têm divulgado que há uma rede completa com 700 médicos no município, mas, não é o que se obversa.", comenta Maurélio. Quando um paciente procura uma unidade de saúde municipal a qualquer momento, se depara com falta de profissionais ou com a justificativa que profissionais daquele local estão ausentes, nesse caso, o paciente precisa aguardar sem previsão de tempo para ser atendido.

O pedido foi feito para descobrir como está sendo a distribuição de servidores pelas unidades de saúde, visto a frequência de queixas da população sobre a falta de atendimento médico em muitos locais. Maurélio ressalva a importância de saber a lotação dos servidos, "é necessário saber onde estão todos os servidores da saúde, se estão em campus ou realizando funções administrativas".

A falta de servidores não preocupa somente a população como também gerou paralisação dos enfermeiros durante a manhã na última terça-feira (07/04) em frente a UPA da Morada do Ouro. A classe justifica que há desfalque elevado de profissionais e solicitam mais contratações. Há indicativo de greve por tempo indeterminado, caso não ocorra aumenta de servidores até segunda-feira (13/04).

Outro fato que pesa é a inauguração do Hospital São Benedito localizado na Avenida São Sebastião no bairro Duque de Caxias, marcada para o dia 30 deste mês. O projeto da Prefeitura informa a quantidade de 81 leitos, sendo 30 de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Para o funcionamento dessa quantia de leitos são necessários 19 médicos, 36 enfermeiros, 18 fisioterapeutas, 90 técnicos de enfermagem, um auxiliar de escritório e um auxiliar de limpeza.

Devido a atual ausência de servidores suficientes para atendimento à população, acarretará um desfalque ainda maior com a inauguração do Hospital São Benedito, caso não haja novas contratações ainda em abril. "Precisamos saber qual estudo está sendo feito para suprir as atuais e futuras necessidades na nossa rede municipal de saúde" finalizou o vereador.

Assessoria de Gabinete - Donna Belle

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app