10/04/2015
Dilemário entrega Título de Cidadão a Joaquim Barbosa
Assessoria de Gabinete
Entrega de título de Cidadão Cuiabano a ex-presidente do STF
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro aposentado Joaquim Barbosa, recebeu na noite desta quinta-feira (09.04), o Título de Cidadão Cuiabano. A honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá através de Decreto Legislativo de autoria do vereador Dilemário Alencar (PTB).

“Foi uma satisfação entregar pessoalmente o Título de Cidadão Cuiabano ao homem que dignificou o nome da Justiça no Brasil e mostrou que a lei está acima de qualquer poder ou de quem se acha intocável”, informou Dilemário.

No texto do Decreto Legislativo o vereador Dilemário justificou que “a história de vida desse homem é brilhante. De faxineiro a presidente do STF. É um nome que é sinônimo de combate à impunidade, de coragem no enfrentamento das poderosas e perniciosas barreiras que se opuseram às suas convicções de justiça, de cumprimento da Constituição e das normas repressoras do crime, notoriamente, os de colarinho branco. A luta do nobre ministro foi benéfica a nós cuiabanos e a todos os brasileiros”.

“O ministro Joaquim Barbosa é um exemplo para o mundo pela sua continuada luta contra a corrupção. A participação dele no julgamento do "Mensalão", no qual atuou como relator e defendeu a aceitação das denúncias contra os réus, lhe conferiu destaque nacional por reverter um fato histórico de o STF, desde sua criação em 1824, nunca ter condenado nenhum político”, disse Dilemário.

Barbosa se encontra na  capital mato-grossense para proferir a palestra intitulada “Ética na Política e nos Negócios” para os cooperados da Unimed/Cuiabá. O evento ocorre nesta sexta-feira (10/04), às 11 horas, no Centro de Eventos do Pantanal.

O homenageado nasceu em Paracatu, estado de Minas Gerais, onde fez os estudos primários no Grupo Escolar Serafim Gomes Jardim e no Colégio Estadual Antonio Carlos. Cursou o segundo grau no Colégio Elefante Branco, em Brasília. Fez também estudos complementares de línguas estrangeiras no Brasil, na Inglaterra, Estados Unidos, Áustria e na Alemanha. Até chegar ao STF, exerceu vários cargos na administração pública federal, entre eles foi membro do Ministério Público Federal e oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores, servindo na embaixada do Brasil em Helsinque, na Finlândia.

Assessoria de Gabinete - Darwin Junior