03/04/2008
Mensagem da privatização do trânsito é retirada da pauta
Secom Câmara/CBA
Vereadores em Sessão Plenária
A mensagem do Executivo que trata da privatização de todo o sistema de trânsito na capital, volta dos radares e lombadas eletrônicas, foi retirada da pauta do Legislativo durante a sessão ordinária desta quinta-feira, na Câmara Municipal de Cuiabá. O líder do prefeito na Casa, vereador Edivá Alves (PSDB), por meio da mensagem 025, ofício 006/2008 oficializou a retirada da mensagem em tramitação, após cobranças do vereador Lúdio Cabral (PT), sobre o procedimento, quando usou a tribuna para a comunicação de liderança, do seu partido.

Durante o uso da palavra na comunicação de liderança, grande parte dos vereadores se manifestou em relação ao trabalho parlamentar do vereador Dilemário Alencar (PTB), que ocupou por quase um ano a cadeira de suplência em detrimento da saída do vereador Éden Capistrano para secretariar a pasta de Meio Ambiente do município. Dilemário participou nesta quinta, da última sessão ordinária, antes do retorno de Éden, que deverá voltar ao Parlamento na sessão da próxima quinta-feira (10).

Dilemário participou da tribuna em tom de despedida. Enfatizou a luta pela implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) dos servidores dos Correios e pediu aos demais vereadores que intercedam junto ao Executivo, para a construção de mais uma unidade de Pronto Socorro na capital.

Citou como exemplo o fato de Campo Grande (MS) ter três unidades e Cuiabá ter apenas um, que, em sua visão não é suficiente para atender a demanda. “A população necessita de um atendimento de qualidade, com ênfase ao atendimento materno-infantil”, esclareceu.

O vereador Leve Levi (PP) lembrou aos parlamentares, a necessidade de escolha de um novo presidente para a CPI dos Lotes, instalada pelo vereador licenciado Júlio Pinheiro (PTB). Destacou que a Comissão não pode parar os trabalhos, que serão de suma importância à população local, no sentido de rever, principalmente os lotes caucionados da capital.

O vereador Luiz Poção (PP), por sua vez, reclamou das condições em que são realizadas as edificações e outras obras na capital. Destacou a falta de fiscalização por parte do município, principalmente em relação à segurança de pedestres nas principais vias de Cuiabá. Disse que, carros são estacionados em calçadas, sem que nenhuma medida seja tomada e, resíduos de obras, além de uso das mesmas calçadas para acomodação de materiais de construção e resíduos, ocorrem de forma indiscriminada.

A vereadora Enelinda Scala (PT) lembrou aos vereadores, a necessidade de intervenção, por parte do Legislativo na situação que implica a interdição do Shopping Três Américas, que foi denunciado recentemente, por supostas irregularidas nas dependências do prédio, pondo em risco a população que freqüenta o local, além dos comerciantes e funcionários.

Na ordem do dia os vereadores aprovaram 96 projetos de decretos, concedendo o título de “Cidadão Cuiabano” e “Comenda do Legislativo” a pessoas que realizaram feitos relevantes à sociedade cuiabana. A homenagem que ocorre todos os anos na Casa, cumpre a tradição do evento que acontece na época do aniversário de Cuiabá.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues