27/02/2015
Comissão de vereadores faz visita nas unidades de saúde de Cuiabá
Ednei Rosa.
Visita da comissão de vereadores a unidades de saúde da Capital.
A fim de garantir melhoria no atendimento na área de saúde pública, uma comissão formada por cinco vereadores visitou três unidades de saúde da Capital na manhã desta sexta-feira (27). Na oportunidade, os parlamentares puderam constatar que a principal dificuldade diz respeito à falta de médicos.

Os vereadores Toninho de Souza (PSD), Ricardo Saad (PSDB), Arilson da Silva (PT), Oseas Machado (PSC) e Clovito Hungney (SD) estiveram na UPA da Morada do Ouro, na Policlínica do Planalto e no PSF do CPA I.

Em todas elas foi unanime a reclamação a cerca da ausência de Mao de obra especializada. No momento da visita, o quadro médico da UPA estava com déficit de dois funcionários.

O reduzido número de profissionais acaba resultando na demora no atendimento, tanto na urgência quanto na emergência. A Policlínica do Planalto, por sua vez, não contava com nenhum profissional da saúde para atender a população.

O fato gera superlotação na unidade da Morada do Ouro, que é a mais próxima do local. Diante disso, os parlamentares já agendaram uma reunião com o secretário de saúde do município, para repassar a ele as demandas.

A reunião ocorre na próxima terça-feira (03) às 14 horas. No encontro, os parlamentares vão apresentar um diagnóstico do que constataram nas visitas nas unidades de saúde. O objetivo é cobrar providências imediatas para que a população de Cuiabá tenha um atendimento de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os vereadores irão reivindicar o aumento do quadro de médicos do município, além da reabertura da Policlínica do CPA I e a volto do atendimento 24 horas da Policlínica do Planalto.

Para o vereador Ricardo Saad (PSDB), a reabertura dessas unidades pode ajudar a desafogar o atendimento na UPA, uma vez que também atendem urgência e emergência.

“Essas unidades precisam retomar o atendimento. A UPA não está suportando a demanda. Claro que associado a isso tem que haver melhoria no quadro funcional. Reabrindo a Policlínica do CPA I e retomando o atendimento 24 horas da Policlínica do Planalto, os moradores da região terão mais opções de atendimento, o que desafogará a UPA e consequentemente melhorará o atendimento”, analisa o tucano.

Já o vereador Toninho de Souza defende que a Secretaria de Saúde promova uma reestruturação funcional, a fim de garantir a efetividade do trabalho de todos os médicos contratados.

“Onde estão os 739 médicos contratados pela Secretaria de Saúde? Apenas três clínicos e um pediatra para atender 400 pessoas por dia na UPA é insuficiente. É impossível atender todo mundo com qualidade, com carinho. Iremos cobrar da secretaria que coloque todos os médicos para trabalhar”, disse Souza.

Outro ponto que chamou a atenção dos parlamentares diz respeito ao atendimento psiquiátrico. Apesar de não ser uma unidade especializada neste tipo de atendimento, a UPA da Morada do Ouro acaba recebendo, diariamente, diversos pacientes com surto psicótico.

Diante disso, o vereador Arilson da Silva (PT) afirma que também irá solicitar que o município cobre do Estado uma posição quanto ao assunto, uma vez que este tipo de atendimento é de responsabilidade do Executivo Estadual.

Assessoria de Imprensa - Kamila Arruda e Luiz Smael.