13/02/2015
Câmara de Cuiabá decreta Ponto Facultativo
Secom Câmara de Cuiabá.
Fachada da Câmara de Cuiabá.
A Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá irá seguir o calendário do Palácio Alencastro neste feriado de carnaval. Diante disso, a Casa de Leis estará fechada nesta segunda e terça-feira (16 e 17). Os trabalhos serão retomados na quarta-feira (18) a partir das 13 horas.

Na quinta e sexta-feira (19 e 20) o Legislativo Municipal volta ao seu funcionamento normal. Lembrando que não haverá sessão plenária, uma vez que a mesma foi antecipada para esta quinta-feira (12).

A festa carnavalesca surgiu no século XI, a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne. Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira de Carnaval.

PORTARIA Nº 003/2015

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ,
USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS PELO REGIMENTO INTERNO,

CONSIDERANDO, a comemoração do Carnaval, em 17 de fevereiro de 2015;

CONSIDERANDO a comemoração da Quarta-feira de Cinzas, em 18 de fevereiro de 2015;

RESOLVE:

Decretar Ponto Facultativo, na Câmara Municipal de Cuiabá, os dias 16 de fevereiro de 2015 (segunda-feira) e 18 de fevereiro de 2015 (quarta-feira).

REGISTRADA, PUBLICADA, CUMPRA-SE.
EM CUIABÁ - MT, 13 DE FEVEREIRO DE 2015.

VEREADOR JULIO PINHEIRO
PRESIDENTE