31/03/2008
Câmara de vereadores homenageia mulheres
Secom Câmara/CBA
Lutero homenageia mulheres por relevantes serviços prestado
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou Sessão Especial Comemorativa em Homenagem à Mulher na manhã do dia 28. Durante a sessão especial 14 mulheres receberam Moção de Congratulações por terem relevantes serviços prestados às suas comunidades.

O presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (PMDB), falou da importância da mulher e do espaço que vem conquistando na política. “A mulher é o esteio da família e de tudo em nossa vida. As mulheres sabem da força que têm, mas se colocam em segundo plano em função dos filhos e do marido”, afirmou.

Uma das homenageadas no evento foi a primeira delegada de Mato Grosso, Miedir Santana da Silva. Desde quando a primeira delegacia da mulher foi instalada em Cuiabá, em 1985, Miedir sofreu muitos preconceitos por ser a primeira mulher no Estado a comandar uma delegacia. Miedir se esforçou para dar a proteção necessária às mulheres vítimas da violência de seus companheiros em uma época em que não havia legislação específica que lhe desse respaldo para o exercício de sua função.

Miedir conta que quando se tornou delegada não tinha uma lei como a Lei Maria da Penha que autoriza prender aquele que comete violência física, patrimonial, sexual, psicológica e moral contra a mulher. “Eu prendia o agressor e me via sempre processada por abuso de autoridade, correndo riscos de perder o cargo, mesmo assim nunca deixei de desempenhar uma política de amor às causas. Hoje temos que fazer uma reflexão, será que é suficiente mudanças na Legislação? Tem que haver uma conscientização do homem e da mulher”, afirmou.

Entre as mulheres que receberam Moção de Congratulações está Ana de Magalhães Oliveira, mais conhecida como Dona Bugrinha, trabalha há muitos anos como “mesinheira” socorrendo os doentes da sua comunidade com seus conhecimentos medicinais; Ana Maria Fernandes Cruz, enfermeira que atua há 15 anos desenvolvendo trabalhos comunitários nos bairros Tijucal e Pedra 90; Benedita Auxiliadora, trabalha na catequisação de crianças; Professora Carmem Conceição Ribeiro, leciona desde 1965; Emetrina Cecília, é destaque nas festas de Santo e na produção do Sopão; Roselândia Silva que também trabalha na preparação do Sopão que é distribuído para 50 famílias carentes em Cuiabá; Ana Domingos, presidente da Associação dos Catadores de Reciclagem; Professora Denise de Fátima Martins; Edna de Fátima Almeida, membro da Associação de Moradores de Bairro; Eloísa Dorilêo, presidente da União Cuiabana dos Clubes de Mães; Leonora de Figueiredo, faz trabalhos voluntários e arrecada alimentos na Igreja Nossa Senhora de Guardalupe;Vera Lúcia Georgiane, que aos 55 anos teve forças para se graduar em Física;

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app