17/10/2014
Prefeitura de Cuiabá e Senai ofertam cursos para adolescentes e idosos
Tchélo Figueiredo

Adolescentes atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e idosos dos Centros de Convivência de Idosos (CCIs) participam de cursos de Inclusão Digital e de Boas Práticas no Atendimento e Segurança Alimentar. A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

No total, o Senai oferece aproximadamente mil vagas para os cursos. Das aulas de inclusão digital podem participar adolescentes (12 a 16 anos), adultos (16 a 54 anos) e idosos (acima de 55 anos).

Já a idade mínima para quem deseja realizar o curso de Boas Práticas no Atendimento e Segurança é de 16 anos.

“Essa parceria é muito importante, principalmente para os adolescentes de 12 a 15 anos, que pela primeira vez estão podendo participar de cursos, uma vez que o Pronatec atende apenas pessoas com idades a partir de 16 anos. Para os idosos também está sendo de grande valia, pois poderão se inserir no contexto atual, interagindo nas redes sociais”, afirmou Rosamaria Carvalho, coordenadora do Pronatec da Secretaria Municipal de Assistência Social.

No Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo, 100 idosos participam do curso de inclusão digital. Para maior rendimento das aulas, eles foram divididos em quatro turmas e utilizam computadores do próprio CCI e também alguns disponibilizados pelo Senai.

Ana Berechavinski, de 80 anos, está tendo contato com o computador pela primeira vez e já sabe o que fazer com o novo conhecimento adquirido. “Estou gostando muito das aulas. Quando souber mexer direitinho no computador quero procurar moldes de crochê e pintura”, revelou.

Maria da Conceição Xavier, de 70 anos, quer utilizar a internet para reduzir a distância com os parentes. “Quero me atualizar e conversar com minha irmã, que mora em Curitiba, e com outros parentes que tenho em várias outras cidades”, disse.

A professora Alza Mora, que ministra as aulas aos idosos, conta que para muitos idosos os computadores acabam sendo utilizados como ferramentas de alfabetização. E dá uma dica para quem quer aprender e acha que está muito tarde.

“Três coisas são essenciais para quem quer aprender: paciência, força de vontade e perseverança. Se tivermos essas três, somos capazes de tudo. Claro, porém, que cada um tem seu tempo para assimilar as informações e isso deve ser respeitado”.

Os interessados em participar dos cursos podem fazer suas inscrições na unidade do Senai-Cuiabá, localizada no bairro Porto. É necessário a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência (recente) e comprovante de escolaridade (conforme o pré-requisito do curso). Menores de 18 anos precisam estar acompanhados do pai ou responsável.  Os candidatos devem ter em mãos o RG e CPF de um dos pais ou responsável legal, com documento que comprove a guarda.

RENATA NEVES/Secom Cuiabá