29/09/2014
Lueci organiza o Conselho para atuar no outubro rosa
Arquivo pessoal
Reunião do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher.
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher realizou sua primeira reunião deliberativa sob o comando da vereadora Lueci Ramos (PSDB). O encontro ocorreu na semana passada.

Apesar de ter assumido a presidência da entidade em outubro do ano passado, a parlamentar tucana só conseguiu viabilizar condições para reestruturar o conselho recentemente.

O primeiro projeto encampado pela instituição será uma parceria com os organizadores do Outubro Rosa. A intenção do Conselho é mostrar à população feminina de Cuiabá, a disponibilidade do setor público no que tange a exames e consultas preventivas do câncer de mama.

“Não adiante fazer todo um trabalho preventivo se você não oferece os caminhos, se o município não oferece condições para que a mulher possa se cuidar e ajudar a prevenir o câncer de mama. Entao, o que nós vamos fazer é isso, mostrara disponibilidade e quais caminhos seguir para garantir a efetiva prevenção, por meio de consultas e exames”, explica a vereadora.

De acordo com ela, os integrantes do Conselho formarão vários grupos, que visitarão as unidades de saúde da Capital em busca de informações a cerca do assunto para repassar a população.

“A parceria será com a secretária de saúde também, pois vamos visitar as unidades de saúde para uma troca de informações. Eles nos informam se oferece este tipo de atendimento, ou que procedimento toma nestes casos, e nós oferecemos suporte para a população no que tange a informações preventivas”, pontua.

Lueci afirma que a iniciativa se deu após reclamações da população no que tange ao atendimento a saúde. “Recebemos uma reclamação de uma pessoa que está tentando marcar um exame de mamografia a mais de seis meses e não consegue. Nós não queremos que o cuidado venha só quando o câncer já existe, mas que haja efetivas condições de prevenção”, frisa.

O Conselho se reúne novamente no próximo dia 08 para tratar sob re os últimos detalhes da mobilização.

Assessoria de Imprensa - Kamila Arruda

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo