30/05/2014
Allan cobra esclarecimentos do Cuiabá Prev sobre aplicações em empresa de doleiro
Pedro Alves
O vereador Allan Kardec (PT) encaminhou requerimento ao Executivo Municipal para que preste esclarecimentos sobre os R$ 3,4 milhões aplicados numa empresa comandada pelo doleiro Alberto Yousseff  investigado pela Polícia Federal (PF). Trata-se de dinheiro do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá Prev) destinado a custear aposentadorias dos servidores públicos do Município.

Youssef passou a ser conhecido, desde março deste ano, como um dos pivôs do esquema de lavagem de R$ 10 bilhões, investigado pela Polícia Federal na operação Lava-Jato. Reportagem da revista Veja mostrou que os valores milionários de fundos de previdência de várias prefeituras foram aplicados na agência de viagens Marsans Brasil, comandada pelo doleiro,  através do Fundo de Investimento em Participações (FIP) Viaja Brasil. Mesmo assim a empresa enfrenta dificuldades financeiras.

Allan lembrou que em 2013 ele convocou o diretor-presidente do Cuiabá Prev, Bolanger José de Almeida, para explicar sobre os investimentos realizados com o dinheiro do Instituto de Previdência, mas ele compareceu num dia de sessão e não foi possível fazer todos os questionamentos. “Gostaria de uma audiência só com ele, não pudemos avançar nos questionamentos. Isso porque já tinha indícios de irregularidades nos investimentos em outros bancos que não são seguros por conta do dinheiro dos pensionistas de Cuiabá. Agora novamente um valor de R$ 3,5 milhões investidos no banco do doleiro que está envolvido com Operação Lava Jato”, pontuou.

“Queremos saber detalhes dessa transação, quando e quanto foi realmente investido. Estamos exigindo guia do depósito e. de fato, é algo que o secretário-presidente do Cuiabá Prev e por consequência, solidário ao prefeito Mauro Mendes que também deve explicações à Câmara e aos servidores do município”, destacou o vereador Allan Kardec. Documentos do Ministério da Previdência que a revista Veja teve acesso mostram aplicação no fundo Viaja Brasil a partir do segundo bimestre de 2013 sob a gestão de Bolanger Almeida. No total, a agência conseguiu captar R$ 23 milhões de 7 fundos previdenciários.

Welington Sabino - Assessoria de Gabinete