27/05/2014
A Comissão de Saúde da Câmara irá participar da sindicância no PS
Pedro Alves - Secom Câmara de Cuiabá.
Sessão ordinária desta terça-feira (25)
A Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, presidida pelo vereador Ricardo Saad (PSDB), irá participar da sindicância instaurada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) no Pronto Socorro da Capital. A investigação tem por objetivo  apurar denúncias de suposta falta de médicos na UTI ,  bem como a acusação alteração nas declarações de óbito.

A sindicância terá três dias para apresentar suas conclusões ao chefe do Executivo Municipal, contados a partir de hoje (27). O Legislativo Municipal irá acompanhar as investigações a fim de garantir a lisura de todo o processo.
Caso o resultado não seja satisfatório, o parlamentar tucano não descarta a possibilidade de pedir a instauração de uma Comissão Paramentar de Inquérito (CPI) para aprofundar nos fatos.

"Há um ano e meio venho expondo a situação da saúde aqui nesta plenária e me acusaram de perseguição. Hoje, o
Brasil inteiro sabe o caos que é a saúde pública em Cuiabá, que por sinal, irá receber a copa em quinze dias. Como fizemos um pacto pela saúde, vou aguardar o resultado desta sindicância, que acompanharei de perto. Caso não seja satisfatório, condizente com a realidade, vamos propor a CPI da Saúde, vamos abrir esta caixa preta", defendeu Saad.

As denúncias vieram a tona por meio de uma reportagem veiculada no Fantástico deste domingo (25). O fato foi tema de debate na Casa de Leis na sessão desta terça-feira (27).

Os 25 parlamentares demonstraram sua preocupação com a condução da saúde no município e prometem cobrar solucionais. Além disso, também cobraram um posicionamento mais contundente por parte do Governo do Estado. Para eles, o governador Silval Barbosa (PMDB) tem sido omisso quanto esta situação.

"O município não está dando conta de tudo sozinho. Até porque, atende todo o  Estado sem uma ajuda efetiva do Executivo Estadual. O prefeito Mauro Mendes tem que cobrar um posicionamento do Governador. Ele precisa ajudar Cuiabá, que é referência no atendimento a saúde de todo o Estado", frisou o vereador Marcrean Santos (PRTB).

O vereador Paulo Araújo (PSD) também defendeu a equidade entre os poderes no que diz respeito a este tema. O social democrata também retroagiu de um pedido de CPI para aguardar o resultado da sindicância determinada por Mendes.

"A responsabilidade não é apenas do município, é de todos. Cadê o princípio da equidade?", indaga o parlamentar.
Outro vereador que subiu a tribuna para expor sua indignação foi Dilemário Alencar (PTB). "Mais de dez pessoas morreram recentemente na UTI do Pronto Socorro por falta de atendimento adequado. O diretor da unidade tem que ser afastado", disse

O presidente da Casa de Leis, por sua vez, fez questão de frisar o montante de recursos que deixou de ser aplicado no setor. De acordo com ele,  o Estado possui mais de R$ 11 milhões em déficit na saúde pública.
"Enquanto o Estado repassa R$ 5 milhões aos hospitais, o município tem direito a pouco mais de R$ 1 milhão", pontua.

Para Saad, isso é falta de gestão e compromisso. A sindicância vai apurar também as circunstâncias do óbito da paciente de Acorizal, região metropolitana de Cuiabá, Alaíde Ventura da Silva, 62, ocorrido no último dia 22 de maio.

Assessoria de Imprensa - Kamila Arruda