Início
NOTÍCIAS
20/05/2014
Vereadores debatem com secretário a estrutura e o sistema de atendimento da Saúde Pública no município
Pedro Alves
Werley Peres, Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá

Em plenário, Werley Peres, secretário municipal de Saúde de Cuiabá, apresenta aos vereadores a estrutura logística e funcional de atendimento ao cidadão, desenvolvida pela sua equipe. 

  

Afirmou que seu maior desafio é vencer a luta com o pequeno recurso que dispõe para atender o estado todo, uma vez que o SUS é universal e que a capital recebe dos municípios do estado em torno de 35% dos pacientes em busca de atendimento médico.


Destacou ainda que, para estabelecer o equilíbrio desejado precisa realizar urgentemente um processo seletivo para agentes comunitários, pois entende que o atendimento precisa sofrer uma inversão. Primeiro deve ser dado uma atenção maior ao programa da Saúde Familiar, para depois a Upa e as policlínicas, uma vez que este programa de perfil preventivo de saúde possui recursos mais abrangentes do Governo Federal.


No entanto, afirma que atualmente o estrangulamento neste programa é de 109 mil consulta no primeiro quadrimestre, daí a importância de buscar a inversão na maioria dos atendimentos secundários e terciários para o primário, pois cada unidade cobre por volta de 3.5 mil habitantes, mas que para isso necessita de 155 equipes de saúde familiar.


Os vereadores, na sua maioria, apesar de se dar por satisfeitos com os esclarecimentos dados, questionam itens de maiores denuncias diária, tais como: A falta de cumprimento da carga horária de médicos nas unidades e a mal gestão das escalas quanto a cobertura dos servidores em férias.


O vereador Cido Mendonça, autor da convocação, pede ao secretário que seja disponibilizado por escrito a todos os vereadores os dados apresentados para que se possa apoiá-los, bem como cobrá-los, com maior segurança os resultados aferidos.


Peres assegura que seu objetivo é perseguir a perfeição, que sua equipe é guerreira e que está pronto para combater o bom combate na luta diária. Portanto, estará sempre a disposição dos vereadores para esclarecer as falhas e negligências no atendimento, que com certeza serão corrigidas com rigor ético, pois lugar de desonestos é na cadeia.


Otimista diz que o novo modelo de controle de medicamentos e documentos informatizados que está sendo implantado através de CD, dará um passo importante para o futuro no atendimento médico e na distribuição de medicamentos a população necessitada.


Conclui convocando a Câmara Municipal a ser parceira desse novo modelo de gestão, especialmente no seu papel constitucional de fiscalizadora do executivo, a fim de juntos darem maior satisfação ao cidadão cuiabano. 


Da assessoria: VSAmorim



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
15/10 - NOTA DE ESCLARECIMENTO
15/10 - CPI da Santa Casa define data para realização das oitivas
15/10 - Portadoras da fibromialgia pedem aprovação de lei na Tribuna Livre
15/10 - Profissionais querem alterar nomenclatura do cargo de TDI para PDI
15/10 - Zidiel apresenta projeto voltado aos usuários do SUS
15/10 - Gratuidade de coletivo para pacientes renais crônicos será tema de audiência pública
15/10 - Câmara irá promover audiência pública para debater a microcefalia e suas conseqüências
15/10 - Projeto garante mais tempo para disléxicos nos concursos públicos em Cuiabá
14/10 - Coralistas são homenageados na Câmara Municipal
14/10 - CPI define oitivas durante reunião ordinária
14/10 - ARTIGO - Professor, o provedor de todas as profissões
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.