13/05/2014
Vereador Cido Mendonça cobra transporte de qualidade em debate sobre a Copa 2014
Pedro Alves
Vereador Cido Mendonça (PT).
O legado que será deixado pela Copa de 2014 em Cuiabá foi tema do debate com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, na última sexta-feira (09), e o vereador Cido Mendonça (PT) destacou a importância de um transporte público de qualidade para a sede do mundial. Diversas entidades participaram da iniciativa do Governo Federal que ocorreu na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

O vereador Cido Mendonça observou durante fala ao ministro e demais autoridades responsáveis pela Copa que Cuiabá precisa ter como legado não só as obras relacionadas aos jogos, mas também que reflita no transporte coletivo onde a população tenha qualidade nos serviços com tarifas justas. Cido também questionou o bilhete único para ser utilizado em todos os meios de transporte coletivo.

“Entre os desafios de Cuiabá com a realização dos jogos da Copa do Mundo está a mobilidade urbana. A população quer como legado transporte público de qualidade, que permita a acessibilidade, que sejam limpos e tenham ar condicionado, por exemplo. Outra preocupação são os pedestres, por isso, já solicitei passarelas nas principais vias. Queremos saber como será o sistema de passe quando o VLT for implantado também”, afirma o vereador do PT.

O Ministro Gilberto Carvalho afirmou que as obras e melhorias em Cuiabá serão legados deixados pelo mundial. Ele observou que desafios existem, mas que a atuação conjunta é fundamental para que o evento que reúne países de todos os continentes seja realizado com êxito.

Diversas entidades da sociedade civil organizada contribuíram no debate e houve comprometimento do ministro Gilberto Carvalho de volta a capital mato-grossense para avaliar o resultado do mundial em Cuiabá, a partir de agosto.

Audiência pública
Para debater a realidade do transporte coletivo da capital, será realizada uma audiência pública na Câmara de Cuiabá nesta sexta-feira (16) a partir das 9 horas. O objetivo da primeira audiência do vereador Cido Mendonça é reunir autoridades e entidades da sociedade civil organizada e elencar alternativas para melhorar a qualidade dos serviços.

Assessoria de Imprensa - Marcela Brito