13/03/2008
Vetos são mantidos em 100% dos projetos de lei de autoria dos vereadores
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereadores em Sessão Plenária
Dos 17 vetos do prefeito aos projetos de lei dos vereadores, que estavam na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (13), 100% deles foram mantidos. Os autores das matérias são os vereadores: Marcus Fabrício (PP); o segundo vice-presidente da Mesa Diretora, Mário Lúcio (PMDB); o presidente da Casa, Lutero Ponce (PMDB); o líder do prefeito, Edivá Alves (PSDB); Domingos Sávio (PMDB); Clovito (PTB); Lúdio Cabral (PT); Deucimar Silva (PP); e do primeiro secretário da Mesa, Luiz Poção (PP).

A justificativa do Executivo para o veto aos projetos, em sua grande maioria foi devido aos altos custos que a aprovação da lei, traria aos cofres do município. A justificativa foi acatada pela maior parte dos vereadores que votaram pela manutenção do veto, excedendo em alguns casos, principalmente em relação aos vereadores da oposição.

No decorrer da sessão ordinária, o alto índice de violência na capital e a super lotação nas unidades prisionais de Mato Grosso foram os principais teores da argumentação da vereadora Enelinda Scala (PT), no uso da tribuna no grande expediente da sessão.

A parlamentar disse que, segundo apontamento realizado através de pesquisas, pelo menos 52 novos presídios deveriam ser construídos no Estado, para acomodação dos presos existentes em Mato Grosso. Relatou que dois destes seriam destinados à carceragem feminina e os demais, para homens.

A vereadora falou sobre sua recente visita à Brasília, onde visitou os Ministérios da Saúde, da Justiça e Turismo, inclusive tendo obtido recursos na ordem de R$ 273 mil, para Cuiabá, cuja destinação seria a festa do peixe e a caminhada da natureza. A ministra do Turismo, Martha Suplicy, que é do mesmo partido da vereadora Enelinda, em conjunto com a senadora Serys Marli, seriam as responsáveis pela conquista do recurso, segundo Enelinda.

Ainda no grande expediente, o vereador Francisco Vuolo (PR) falou sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de sua autoria, referente ao lixo da capital. Destacou as medidas que vêm sendo tomadas, pela Comissão, em relação aos encaminhamentos da CPI, junto ao Ministério Público Estadual (MPE); Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT); e entidades não governamentais.

No grande expediente o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Luiz Poção (PP), argumentou sobre o veto aos seus projetos, na pauta do dia, o que não foi suficiente para a manutenção do veto total do prefeito Wilson Santos (PSDB).

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira