Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
05/05/2014
Oséas Machado cobra programas de inclusão e proteção ao idoso cuiabano
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá.
Vereador Oseas Machado (PSC).
O vereador Oséas Machado (PSC) apresentou projeto de lei na Câmara de Cuiabá para cobrar do Poder Executivo ações socioeducativas e preventivas no combate á violência contra os idosos. A ideia é que haja mais investimento em campanhas informativas, por meio de material impresso, seminários, palestras e exposições de painéis alusivos ao assunto. 

De acordo com dados nacionais, somente no ano passado, o disque 100 recebeu 21 mil denúncias de algum tipo de violência cometida contra homens e mulheres com mais de 60 anos. Uma das formas mais comuns de violência é a financeira e psicológica, cometida muitas vezes pela própria família. 

Oséas afirma que a lei tem como objetivo a conscientização e o combate a todas as formas de violências e de discriminação contra a pessoa idosa. A violência leva a consequências orgânicas, psicológicas, comportamentais (autoritarismo, delinquência, entre outros) e desequilíbrio familiar.

Os idosos são vítimas dos mais diversos tipos de violência que vão desde insultos e agressões físicas perpetradas pelos próprios familiares e cuidadores (violência doméstica), maus tratos sofridos em transportes públicos e instituições públicas e privadas até a própria violência decorrente de políticas econômicas e sociais que mantenham as desigualdades socioeconômicas ou de normas socioculturais que legitimem o uso da violência.

“Temos que identificar os maus-tratos cometidos tanto por ações quanto por omissões, intencionais ou não”. Em um passado, não tão distante, muitas sociedades consideravam a harmonia familiar como um importante elemento das relações familiares. Embora o idoso seja “protegido” pela Constituição que reza que “os filhos maiores tenham o dever de ajudar e amparar os seus pais na velhice”, avaliou o vereador.

Segundo Oséas, a família brasileira nem sempre tem condições de arcar com os gastos para manter um idoso. 

Ressalta-se o contexto de altas taxas de desemprego e separações conjugais, a expressiva participação da mulher no mercado de trabalho, o que a torna sem condições econômicas, físicas e emocionais para cuidar de seus idosos, e a ausência de políticas públicas.

Para isso, o vereador propõe a criação de instituições intermediárias de cuidado, como centros-dia, ou programas inter geracionais.

 

Assessoria de Imprensa - Elizangêla Tenório



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.