11/04/2014
Crianças atravessam enxurrada para entrar em creche Cido cobra providências
Assessoria de Gabinete
Enxurrada atrapalha travessia de crianças para o Cemei

Crianças que frequentam o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Leonel Moura Brizola, no bairro Liberdade, região do Osmar Cabral, em Cuiabá, sofrem para chegar até a unidade passando por ruas sem asfalto e tomadas por buracos. Quando chove as ruas se transformam em “rios” de enxurrada misturada ao esgoto. A situação é crítica e demanda solução urgente, pois a água suja pode acarretar doenças às crianças e aos adultos que precisam carregar os filhos no colo e atravessar dentro da enxurrada.

Diante da situação que se prolonga sem perspectiva de ser solucionada, a comunidade solicitou ajuda do vereador Cido Mendonça (PT) que por sua vez apresentou indicação endereçada à Prefeitura de Cuiabá. O parlamentar exibiu durante a sessão desta quinta-feira (10) diversas fotos que mostram a total falta de manutenção das ruas e o descaso que a população enfrenta. Nas fotografias aparecem adultos e crianças atravessando dentro da enxurrada misturada ao esgoto para terem acesso ao Cemei.

Nas imediações da unidade infantil também existe muito mato e lixo, o que favorece a proliferação de animais peçonhentos que podem transmitir doenças. Para construir ou reformar as unidades, a Prefeitura de Cuiabá recebe verba do Governo Federal, liberada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Mas a parte de infraestrutura e pavimentação das ruas que dão acesso às unidades escolares, é de responsabilidade do Município que não tem feito a sua parte.

Na indicação, o vereador solicitou a limpeza dos terrenos baldios que fazem divisa com o muro da unidade escolar e também o asfaltamento e demais obras de infraestrutura nas ruas próximas ao Cemei Leonel Brizola.

Outras demandas:

O vereador Cido Mendonça, apresentou na sessão desta quinta-feira, um total de 8 indicações e 7 requerimentos para que o Executivo Municipal promova melhorias e preste informações sobre alguns assuntos de interesse da população cuiabana. Entre eles, a construção de passarelas em vias onde tem intenso tráfego de veículos pesados. “Precisamos pensar no pedestre, na questão de mobilidade urbana pela cidade”, disse o vereador. Citou como exemplos as regiões das trincheiras do bairro Santa Izabel, Prainha e região da Rodoviária de Cuiabá.

As cobranças incluem ainda a sinalização das obras em execução na Avenida Beira Rio, nos locais onde estão em andamento obras de revitalização do Porto. “Não tem sinalização alguma e isso pode causar acidentes graves. Por isso fizemos indicação para que seja implantada a sinalização no trecho que começa na Miguel Sutil e até as obras de revitalização do Porto”, disse o parlamentar.

Entre os requerimentos, está um pedido de relatório completo sobre a quantidade de ônibus em circulação na Capital, bem como a quantidade de pessoas que viajam sentadas e em pé. “Solicitamos esses dados porque pretendemos formular um projeto de lei para construir, de fato, um transporte coletivo que seja de qualidade”, ressalta Cido Mendonça.

Assessoria de Gabinete - Welington Sabino

Fotos Relacionadas