19/03/2014
Conselho Municipal de Educação é tema de tribuna livre
Otmar de Oliveira
Presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Borges Araujo na tribuna livre a convite do 2º vice-presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Haroldo Kuzai (SDD)

A convite do vereador Haroldo Kuzai (SDD) e Leonardo de Oliveira (PSB), a presidente do CME (Conselho Municipal de Educação de Cuiabá), Regina Lúcia Borges Araujo utilizou a tribuna livre da Câmara de Cuiabá nesta terça-feira (18), para explicar aos parlamentares a importância da entidade.

Na oportunidade, ela ressaltou a participação dos conselheiros na elaboração da política educacional de Cuiabá, fornecendo assessoramento, orientação, bem como fiscalizando e acompanhando sua execução.

"Assegurando aos grupos representativos da sociedade civil e do Poder Público Municipal o diálogo e o direito de participar da definição e acompanhamento e fiscalização da execução das políticas públicas da educação dos estados e municípios concorrendo para elevar a qualidade dos serviços educacionais”, enfatiza.

O Conselho Municipal de Educação é um órgão colegiado, normativo, que tem poder deliberativo, consultivo e fiscalizador de políticas públicas.

Ele é constituído de conselheiros titulares e respectivos suplentes, que representam de forma paritária ou não paritária,(priorizando os não governamentais), a sociedade civil organizada e o governo municipal.

Os Conselheiros indicados pelos segmentos representativos desenvolvem sua ações de acordo com as suas competências e deliberações do Pleno e reúnem-se na Plenária, Câmaras e Comissões.

Os Atos de Nomeação são exarados junto ao Prefeito que os nomeia para mandato de três/quatro anos, permitida uma recondução, no mesmo segmento.

Karolina Coutinho