06/03/2008
Dia da Mulher e tráfego em Cuiabá foram temas de sessão na Câmara
Secom Câmara/CBA
Vereadores em Sessão Plenária
Durante o grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (06) na Câmara Municipal de Cuiabá vereadores fizeram referência ao dia Internacional da Mulher e convidaram a população a participar de audiência pública que discutirá a Lei Maria da Penha nesta sexta-feira (07). Ainda no grande expediente, solicitaram audiência para discutir soluções ao tráfego de Cuiabá e cobraram compromisso firmado pela prefeitura com a população que não foram cumpridos.

A vereadora Enelinda Scala (PT) parabenizou as mulheres pelo seu dia (08 de março) e relembrou as lutas e conquistas das mulheres pelo direito ao voto em 1932, por espaço no mercado de trabalho, ingresso nos cursos superiores. Destacou algumas políticas adotadas pelo governo federal em favor da mulher e lembrou a luta pela ampliação da licença à maternidade para seis meses.

O vereador Francisco Vuolo (PR) lembrou que o prefeito Wilson Santos assumiu compromisso no ano passado e ainda não fez a nomeação dos agentes de saúde de combate a endemias que lutam há dois anos pela efetivação. “Temos a obrigação de cobrar posição do prefeito e do secretário de Saúde do Município, Luis Soares”, afirmou.

A vereadora Lueci Ramos (PSDB) lembrou que se realizará Audiência Pública que discutirá a Lei Maria da Penha nesta sexta-feira (07), às 9h, no Plenarinho da Câmara. Lueci também apresentou o projeto de resolução que cria o Título de Mulher Cidadã Ana Maria do Couto destinado a agraciar mulheres que tenham prestado relevantes serviços à sociedade cuiabana. Segundo ela, cada vereador irá conceder um título de Mulher Cidadã. “O título carrega o nome de Ana Maria do Couto porque ela foi a primeira vereadora e presidenta desta Casa de Leis”, afirmou.

Lúdio Cabral (PT) voltou a expor a situação da Universidade Popular Comunitária (UPC) que ocupou a Tribuna Livre em sessão na Câmara no último dia 26. De acordo com o vereador, a UPC, criada em 2001 com o público alvo a população acima de 25 anos que podem cursar o ensino fundamental, médio e terceiro grau, vem sofrendo desgaste desde 2005. As aulas deveriam ser reiniciadas no início do mês de fevereiro no máximo até o dia 3 de março. Porém, todos os professores que eram lotados nas cinco unidades da UPC foram transferidos para outros estabelecimentos de ensino ou tiveram os contratos vencidos. Os alunos matriculados estão impedidos de dar continuidade aos estudos e alunos novos estão impedidos de fazer as matrículas.

Luiz Poção (PP) solicitou a realização de Audiência Pública para discutir soluções ao tráfego de Cuiabá. Poção disse que antes de apresentar Projeto de Lei sugerindo um sistema de rodízio municipal de veículos pretende ouvir diversos setores da sociedade em audiência. Serão convidados a participar da audiência representantes do Detran, Secretaria Municipal de Transporte (SMTU), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), moto taxistas, Secretarias de Meio Ambiente, Prefeitura, Governo do Estado. “É importante a participação de todos os setores porque há a questão da poluição sonora, há dificuldade das viaturas do SAMU de chegar em tempo hábil ao seu destino. Nós precisamos de soluções para resolver a questão caótica do tráfego enquanto não temos a concretização de obras como a Avenida das Torres que vai aliviar o problema”, afirmou.

Deucimar (PP) comentou sobre a questão do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ele, o PAC está virando novela e a população pode perder o que será o maior investimento em infra-estrutura em Cuiabá.

Clovito (PTB) renunciou à presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a situação das terras públicas e dos imóveis caucionados no município “CPI dos Lotes” e das Comissões em que participa na Câmara por problemas de saúde.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi