Início
NOTÍCIAS
04/03/2008
Melhores condições de trabalho a regularização fundiária são temas da Tribuna Livre
Durante Tribuna Livre da sessão ordinária da manhã desta terça-feira (04) na Câmara Municipal de Cuiabá, Creuza Márcia de Oliveira, presidente do bairro Novo Paraíso II, falou sobre as dificuldades de seu bairro e solicitou o apoio dos vereadores para interceder pela comunidade e Círio Nunes da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá, explicitou as condições de trabalho da categoria.

Círio Nunes da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá, luta pela melhoria do salário dos trabalhadores e por melhores condições de trabalho. Círio luta principalmente pelo cumprimento dos acordos firmados entre trabalhadores e empresas durante convenção anual realizada entre os meses de março e maio, onde são elaboradas cláusulas contratuais regulamentando salário, carga horária entre outros.

Segundo Círio, falta atuação da Delegacia Regional do trabalho (DRT). O sindicalista argumenta que o sindicato não dá conta de fiscalizar todos os canteiros de obras e não tem o poder de punir, por isso é importante ações da DRT. “A maioria das empresas fornecem os equipamentos de segurança necessários, mas há aquelas que não fornecem toda a segurança e alguém tem que fiscalizar isso”, afirmou.

O presidente do Sindicato afirma que o salário do trabalhador da construção civil vem sendo achatado desde a conversão do Cruzeiro Real para o URV (nome provisório dado à moeda antes do Cruzado Novo). Hoje o salário de um servente de pedreiro é de R$ 400,40, menor que o novo salário mínimo. O sindicato pede aumento de 30%, elevando o salário para R$700. O sindicalista afirma que se não tiver um reajuste salarial satisfatório entrará com um dissídio coletivo, ou seja, sem acordo entre as partes o judiciário irá decidir o que é justo.

Creuza Márcia de Oliveira, presidente do bairro Novo Paraíso II, disse que seu bairro é muito precário e quase não tem infra-estrutura. Este precisa urgentemente de rede de esgoto, porque corre à céu aberto expondo crianças a riscos para a saúde. Necessita também de coleta de lixo, pois o caminhão não passa no bairro por causa das vias com desníveis. Há moradores em área de risco que podem desabar a qualquer momento. De acordo com a presidente do bairro, uma casa já caiu em buraco, fruto de erosão das chuvas. Outro problema colocado por Creuza é o da água que não chega às casas que estão em níveis mais altos. O bairro não tem linhas de ônibus, iluminação pública, asfalto, infra-estrutura, escolas, creches, igreja.

O bairro Novo Paraíso II necessita de regularização fundiária para que os moradores possam usufruir de investimentos de infra-estrutura. Segundo a presidente do bairro esse foi o argumento usado pelo prefeito Wilson Santos para não incluir o bairro nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). “Peço que os problemas do bairro não sejam esquecidos e que o Poder Público interceda junto à nossa comunidade para regularizar esta situação e peço que façam investimentos. Acredito que se a comunidade também vota apesar de não viver em área regularizada, então ela têm direito a esses benefícios”, afirmou.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
29/01 - Vereador Dilemário cobra a publicação do calendário de pagamentos dos salários dos servidores
29/01 - Emenda coletiva viabiliza ônibus a UCAM e UCAMB
29/01 - "Parada Legal" foi implantada pela Câmara de Cuiabá
29/01 - Arquivo Geral passa por revitalização e abre as portas para a população
29/01 - Gustavo Palma, adjunto da Saúde em Cuiabá: “Obras estão sendo finalizadas nas unidades SUS do município”
28/01 - Vereador Chico 2000 destina emenda impositiva para infra-estrutura e hospital
28/01 - Movimento Social Rusga ganha semana de homenagens em Cuiabá
28/01 - Câmara assegura isenção na taxa de água e esgoto para usuários “Home Care” e portadores de doenças graves
28/01 - Prefeitura retoma obra de recapeamento asfáltico na Av Coxipó Mirim
28/01 - Além da área da saúde, Veloso destina emendas ao setor cultural cuiabano
27/01 - Misael Galvão arrecada 165kg de alimentos e doa para Casa Caminho Redentor
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.