12/03/2014
Alunos da rede privada também passam a conhecer a Câmara de Cuiabá
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Domingos Sávio

Através do Projeto Jovem Cidadão, idealizado pelo vereador Domingos Sávio (SDD), os alunos do CEMA - Centro Educacional Maria Auxiliadora, estiveram conhecendo a Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira (11).

O projeto, que existe desde 2002, e era direcionado aos alunos do ensino médio das escolas públicas da capital, foi ampliado neste ano, quando passou a receber estudantes de escolas privadas, devido as constantes solicitações de professores desta rede.

Helwecio Lopes, que é professor de geografia e leciona há mais de 10 anos, explicou que a visita na Câmara de Cuiabá se tornou muito oportuna, pois integra parte do cronograma da disciplina. Seus alunos já estiveram conhecendo a Assembleia Legislativa e a Secretaria Municipal de Educação.

“É muito bom porque eles vêm à diferença entre a teoria e a prática e enxergam melhor a função dos poderes constituídos, assim, também ficam mais atentos à atuação dos gestores públicos”, frisou o professor.

A estudante do 2° ano do ensino médio, Caroline Kuviatkoski de Barros, de 13 anos, achou a visita importante, mas sentiu a ausência de mais munícipes acompanhando a sessão plenária nas galerias da Casa de Leis.

Segundo Caroline, “a visita faz com que possamos entender melhor o trabalho dos vereadores e podemos participar mais. Quando entendemos, sabemos como funciona e conseguimos lutar pelos nossos direitos. Já quando não nos envolvemos, também não melhoramos como cidadão”, explicou a jovem estudante.

O vereador Domingos Sávio, que se reuniu com os alunos, os ouvindo e explicando seus trabalhos na Casa, agradeceu a visita e se colocou a disposição dos jovens, quando ocupou a Tribuna na Sessão Plenária.

As visitas dos alunos podem acontecer as terças e quintas-feiras, entre 8h e 10h da manhã, no horário das Sessões Ordinárias, mas necessitam de agendamento, que pode ser feito pelos telefones: 3617-1552 e 3322-5601. Um ônibus para o transporte dos alunos e professores pode ser disponibilizado também pelo gabinete do vereador.

Luciana Oliveira Pereira