Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
06/03/2014
Entrega da declaração de imposto de renda começa nesta quinta-feira (6)
Divulgação
Começa nesta quinta-feira (6) e vai até o dia 30 de abril o prazo para os contribuintes entregarem a declaração de Imposto de Renda. São obrigados a declarar pessoas físicas que tiveram rendimentos superiores R$ 25.661,00 no ano. A Receita Federal espera receber a declaração de 27 milhões de pessoas. 

A entrega da declaração deverá ser feita pela internet, utilizando o programa de transmissão da Receita Federal, o Receitanet. Como no ano passado, também será possível fazer a entrega por meio de aplicativos de dispositivos como tablets e smartphones. Uma novidade para este ano é a possibilidade de fazer a declaração previamente preenchida.

“De inovação, a gente tem aí a questão de você ter uma declaração que pode vir com várias informações já pré-preenchidas, desde que o contribuinte tenha certificado digital. Certificado digital seria a identidade virtual, digital mesmo da pessoa. Então, ela adquire isso, na verdade, junto à Serasa, Caixa Econômica, órgãos credenciadores”, explica o contador Renato Lucena.

A recomendação de especialistas é a mesma de outros anos. O ideal é entregar a declaração o quanto antes. Os lotes regulares começam a ser liberados no dia 16 de junho e terminam em 15 de dezembro de 2014, e os contribuintes que enviarem no início do prazo devem receber a restituição nos primeiros lotes, exceto em caso de algum erro.

O contador Renato Lucena dá ainda outras dicas de cuidados que o contribuinte deve ter: “Quanto às informações, no caso da declaração, é importante observar se a documentação é idônea. Então, recibos dados pelo médico, contém ali o CRM, contém o CPF, contém o nome legível... Quando é uma nota fiscal, observar se é uma nota fiscal de fato, se está dentro do prazo de validade. Tudo isso é importante”, afirma. 

Este ano, a Receita não vai receber declarações em disquete. Os formulários de papel já haviam sido abolidos pela Receita Federal. A multa mínima para quem não entregar no prazo é de R$ 165,00. Para obter mais informações e detalhes sobre a declaração de Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita Federal. 

Fonte: Voz do Brasil



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.