06/03/2014
Toninho de Souza reafirma inspeção nas unidades de saúde de Cuiabá
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Toninho de Souza

O vereador Toninho de Souza (PSD) reafirmou o seu compromisso de liderar inspeções nas unidades de saúde de Cuiabá. Autor do projeto 'Plantão no Pronto Socorro', que funcionou em 2009, o qual cada vereador na época dava plantão no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), ele, que espera por adesão de seus companheiros de Legislativo, se comprometeu em liderar as visitas constantes nas policlínicas, nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), nos Programas de Saúde Familiar (PSF) e no Pronto Socorro.

Na semana passada, Toninho teve o projeto de lei de sua autoria vetado pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), em que cada um dos 25 parlamentares daria um plantão nas principais unidades de saúde com o objetivo de fiscalizar o atendimento de médicos, enfermeiros, entre outros funcionários, à população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital mato-grossense.

Vereador de segundo mandato, Toninho de Souza ressalta que até hoje é comum ouvir queixas de mau atendimento por parte dos profissionais da saúde, principalmente nas ausências de médicos em plantões nas policlínicas, UPAs e Pronto Socorro. "Até hoje é comum a reclamação de falta de médicos nas unidades de saúde. Essas visitas e inspeções vão servir para fiscalizarmos se realmente o profissional está cumprindo sua carga horária, chegando no horário certo. Um dos maiores problemas no atendimento é a demora para a população ser atendida. Pela experiência que tivemos em 2009, quando do Plantão no Pronto Socorro, as coisas melhoram para quem realmente precisa do SUS. Em breve retomaremos esse trabalho", disse o parlamentar.

De acordo com o vereador, não é pelo fato de seu projeto ter sido vetado pelo Executivo municipal, que deixará de exercer sua função de fiscalizador. Para ele, visitar e querer saber do funcionamento nas unidades de saúde, não é infringir a legislação. Pelo contrário, estará dentro da normalidade. Toninho de Souza assinala que as visitas vão ocorrer até o atendimento chegar a contento da população, acabando de vez com a insatisfação do povo cuiabano. "O meu objetivo é mostrar à população que é possível o poder público prestar um serviço de qualidade, em especial na saúde pública. A minha intenção não é macular nenhum profissional da área. O que estiver de errado, vou apontar para melhorar", finalizou.

Assessoria de Gabinete - Luiz Esmael