28/02/2014
Fotos de acidentes podem estampar rótulos de bebidas alcoólicas fabricadas na capital
Edinei Rosa
Vereadores Juca do Guaraná Filho e Lilo Pinheiro

O projeto apresentando pelos vereadores Juca do Guaraná filho e Lilo Pinheiro , visa reduzir o numero de acidentes causados pela ingestão de álcool por motoristas

Os Vereadores Juca do Guaraná Filho ( PT do B) e Lilo Pinheiro ( PRTB) apresentaram nesta quinta-feira (27) um Projeto de Lei que vai gerar polêmica entre os fabricantes de bebidas alcoólicas instalados na cidade de Cuiabá. A lei determina a exibição, nos rótulos das bebidas, de imagens de acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados, à semelhança do que já ocorre nas embalagens de tabaco. O objetivo é conscientizar os consumidores das bebidas sobre o risco de misturar álcool e direção.

Conforme dados da Secretaria municipal de trânsito, em 2012 ocorreram 6.727 acidentes , com 3.927 mortos. Já em 2013 , até 31 de agosto, foram registrados 4.107 acidentes. O Pronto Socorro Municipal atende cerca de 900 acidentados por mês, sendo grande parte envolvendo motociclistas e condutores embriagados. Em Cuiabá morre uma pessoa por dia, vítima de acidente.

" As notícias sobre acidentes de trânsito podem ser vistas todos os dias em jornais de todas as emissoras e isso devido ao uso de drogas e consumo de álcool em festas e baladas fazendo com que os jovens acabem se matando e levando com eles outras pessoas", relata Juca , um dos autores do projeto.

A intenção da Lei é preventiva e além das fotografias dos veículos colididos ,os rótulos serão acompanhados da discrição "SE BEBER NÃO DIRIJA", indicando ainda dados estatísticos de mortes e lesões graves sofridas no trânsito, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas.

O vereador Lilo Pinheiro , que subscreveu o projeto em parceria com Juca Filho, salienta que conscientizar a população das graves consequências decorrentes do excesso de bebidas alcoólicas, principalmente àqueles que insistem em conduzir veículos após a ingestão demasiada de álcool ,é uma forma eficaz de prevenção.

" Para diminuir os acidentes de transito é essencial que as pessoas parem de consumir álcool e drogas antes de dirigir" , argumenta Lilo.

O projeto foi apresentado ao plenário municipal e ainda aguarda apreciação de outros vereadores, mas a principio já ganha repercussão e apoio dos outros pares. Os autores da lei apostam na implantação e na execução da lei para reduzir o numero de acidentes de transito na capital.

Assessoria de Gabinete - Elizângela Tenório

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues