22/02/2014
Saad cobra manutenção dos elevadores do PS
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Ricardo Saad

O vereador Ricardo Saad (PSDB) voltou a cobrar providência do Executivo Municipal quanto à manutenção dos elevadores do Pronto Socorro de Cuiabá, que se encontram quebrados há quase um ano.

O que tem prejudicado o deslocamento de pacientes de um andar para o outro. Conforme relatores, quem está ajudando na locomoção são alguns soldados do corpo de bombeiros que fazem plantão no local.

"Isto não pode acontecer. Tem pacientes que estão em estados graves e precisam ser transportados para cirurgia e são levados na mão. Olha o risco que podem correr. A Prefeitura não está vendo isso? O secretário de saúde não foi ao Pronto Socorro ver o caos que está aquilo lá? Providências tem que ser tomadas urgentemente", disse o parlamentar tucano.

No final do ano passado, Saad já havia denunciado a falta de manutenção nos equipamentos. Na época, o vereador solicitou a interferência do Ministério Público Estadual (MPE) e da Defensoria Pública para dar mais agilidade ao processo.

Apesar disso, nada foi feito até agora. A preocupação de Saad é de que pacientes venham a óbito por falta de atendimento adequado devido a deficiência de locomoção da unidade de saúde.

"Muitos chegam a ser atendidos nos corredores em macas inapropriadas. Isto até tem gerado quedas", pontua.

O parlamentar, inclusive, lembra o que o mesmo ocorreu no Centro de Especialidades Médicas de Cuiabá. Por falta de manutenção, os elevadores da unidade ficaram quebrados por mais de oito meses.

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente deficientes físicos, gestantes e idosos, sofreram com a falta de acessibilidade do local.

Saad realizou nesta quinta-feira(20) uma visita ao Pronto Socorro da Capital. Conforme o parlamentar, a unidade está caótica. "Não tem estrutura para atender toda aquela demanda. Isso, entretanto, não é só responsabilidade da Prefeitura. O Governo do Estado tem que ajudar, até porque, a maioria dos pacientes vem do interior. A situação não está fácil. Os gestores precisam zelar mais com a saúde", reclama.

O vereador, que também preside a Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, teme que a situação piore ainda mais com a proximidade da Copa do Mundo. Isto porque, a tendência é que a cidade receba turistas do mundo todo.

"Como vamos sediar a Copa se não conseguimos nem dar uma saúde de qualidade a população cuiabana?", indagou.

Assessoria de Gabinete - Kamila Arruda

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues