21/02/2014
Indicações parlamentares são foco de atenção de Chico 2000
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Chico 2000

Uma das funções do vereador é apresentar Indicações ao poder Executivo. Elas são reivindicações de melhorias ou encaminhamento de soluções para problemas que afetam a população de forma direta, como falta de iluminação em ruas, descuido com praças e locais de lazer, falta de redutores de velocidades em ruas ou próximos a escolas, entre tantas outras situações.

Neste sentido, só no ano passado, o vereador Chico 2000 (PR), solicitou mais de 2.267 mil Indicações para bairros em toda Capital. Esse total representa solicitações que foram feitas e muitas vezes, reapresentadas pelo parlamentar. “Acabo reapresentando porque tenho uma relação muito próxima com as comunidades e assim, estou sempre dentro dos bairros, observando o que está sendo providenciado ou não”, explicou o vereador.

Entre as diversas solicitações que foram encaminhadas pelo vereador, estava o serviço de limpeza com caiação, na rua Natalino Fontes, no bairro Campo Velho e, na Rua Tietê, no bairro Jardim Paulista. O objetivo era tanto, melhorar o aspecto da rua, como garantir maior segurança aos moradores da região.

No bairro Grande Terceiro, foram vários encaminhamentos, como o serviço de manutenção e limpeza da boca de lobo, na rua Rio Xingu, já que no período de chuva, a rua estava intransitável, totalmente alagada.

A reforma do alambrado da quadra de esportes, localizado na avenida Carmindo de Campos, no bairro Jardim Paulista, foi resultado de outra Indicação de Chico. “Essa quadra tem uma grande demanda social, pois não atende somente aquela comunidade, mas todos os moradores do seu entorno”, frisou o vereador.

Outra solicitação neste bairro foi a Reforma e Ampliação do Centro Comunitário, com o objetivo de atender jovens, idosos e crianças, já que lá é o local onde acontece a maioria dos eventos da comunidade.

O serviço de construção de um quebra molas, com faixas de pedestre e placa para alunos portadores de necessidades especiais, na esquina da avenida General Mello com a rua Fenelón Muller, no bairro Dom Aquino, foi mais uma solicitação de Chico.

O cuidado com o quebra molas daquela rua se deve a existência do Centro Pedagógico de Ensino Especial – CENPER, que atende a um grande número de alunos, com necessidades especiais, que residem em vários bairros de Cuiabá e dependem de transporte coletivo para chegar.

A construção de uma Praça no Residencial Novo Praeirinho, foi uma reivindicação dos moradores, que necessitam de um local seguro para o convívio saudável e o lazer de crianças, jovens e idosos da região.

No bairro São Mateus, entre as diversas indicações, foi solicitado no ano passado, sinalização vertical, horizontal e quebra molas em frente à creche do bairro, já que, com o desvio do trânsito, ocasionado pelas obras da Copa, houve um aumento considerável no fluxo de veículos daquela região.

Outra Indicação do vereador foi a reforma da ponte sobre o Córrego do Gambá, solicitada pela senhora Vânia Cristina L Evangelista, moradora do bairro há 28 anos. “A ponte está sem a lateral, além de ser muito estreita para a passagem de carros e pedestres, que a usam muito”, explicou Vânia.

“Ele é o único que traz benefícios ao São Mateus, foi ele que aprovou a emenda para a construção da creche, que hoje atende 120 crianças. O CAPS, que está funcionando 24 horas lá no bairro, foi indicação dele”, continuou Vânia, salientando o porquê de fazer sempre solicitações ao vereador.

Dentre as Indicações propostas por Chico 2000, cerca de 500 delas foram para atender aos moradores da região do Grande Dom Aquino, que, segundo o vereador, “reflete um reconhecimento que tenho ao apoio que sempre recebi do pessoal daquela região”, justificou.

Luciana Oliveira Pereira com colaboração de Rosely Metello, do gabinete